Artes, perguntado por FelipeEinstein, 1 ano atrás

De que maneira a contra-reforma, em resposta a reforma protestante, contribuiu para o florescimento da arte barroca?

Soluções para a tarefa

Respondido por anahelton10
44
Olá, Felipe!



A Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero foi um movimento de contestação da fé propagada pela Igreja Católica que apresentou consequências em diversos ramos como surgimento de novas religiões e favorecimento da formação de estados nacionais livres da dominação papal.



Por sua vez, a Igreja Católica reagiu a esta situação com a chamada Contra-Reforma na qual buscou resgatar seus fiéis com fortalecimento de seus dogmas espirituais e a propagação da doutrina católica para outras partes do mundo por meio de instituições como a Companhia de Jesus.



Nesta dinâmica, a Igreja Católica passa a ver a arte como uma maneira de propogar e fortalecer a fé católica fazendo diversas pinturas, afrescos e outras obras artísticas nas igrejas existentes como também nas que foram criadas estimulando, assim, o desenvolvimento do movimento barroco que estava em vigor no mundo das artes neste período histórico.



Além disso, a disputa entre os dogmas religiosos (protestante x católico) se tornou uma fonte de inspiração para os artistas barrocos que elaboraram diferentes obras relacionadas com a dicotomia entre Terra e Céu.



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila
Perguntas interessantes