De que maneira a atividade cientifica contribui para o entendimento da estrutura terrestre e da ocorrência de desastres naturais?
Soluções para a tarefa
Estudos e atividades científicas podem servir para compreensão, previsão e prevenção de alguns dos efeitos dos desastres naturais nos locais habitado por humanos.
Infelizmente, nossas melhores tecnologias e conhecimentos ainda são insuficientes para evitar e até mesmo prever adequadamente uma série de desastres naturais, como terremotos, por exemplo. No entanto, através de estudos e instrumentos científicos como sismógrafos e sismômetros, podemos identificar as áreas de maior ocorrência de terremotos e usar sistemas de alerta para avisar sobre tremores que possam vir logo depois de um terremoto que está acontecendo no momento.
Outros tipos de desastres podem ser melhor previstos, permitindo que nos preparemos para os efeitos deles com a ajuda de cientistas responsáveis por coletar, monitorar e analisar informações sobre fenômenos naturais. Cientistas podem usar modelos computacionais e outras ferramentas para analisar os diversos fatores (temperatura, umidade, movimentos dos ventos na atmosfera etc.) que influem na formação de tornados e fazer previsões que permitam que áreas sejam evacuadas antes de serem atingidas, ou que as pessoas tomem as providências necessárias para se manter em segurança.
Da mesma forma, populações que vivem próximas a vulcões podem ser avisadas sobre erupções que estejam prestes a ocorrer, o que é possível pois cientistas monitoram atividades vulcânicas constantemente, mesmo quando estão inativos, para que consigam encontrar padrões de comportamento que indiquem quando haverá uma erupção.