Português, perguntado por ricardojesus23, 10 meses atrás

De que jeito eu podia amar um homem, meu de natureza igual, macho em roupas e suas armas, espalhado rústico em suas ações?! Me franzi. Ele tinha culpa? Eu tinha culpa? Eu era o chefe. O sertão é assim, não tem janelas nem portas. E a regra é assim: ou o senhor bendito governa o sertão, ou o sertão maldito vos governa... Aquilo eu repeli? (ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 495) O trecho em questão mostra a reflexão e aflição de Riobaldo diante de sua paixão por Diadorim. Pensando nas reflexões de Riobaldo, no próprio romance Grande Sertão: veredas e na elaboração literária de Guimarães Rosa, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Grande Sertão: veredas revela a potencialidade da elaboração literária de Guimarães Rosa, que é capaz de partir do regional e do individual para alcançar o universal, conseguindo comunicar-se com o ser humano de todo tempo e lugar. ( ) A linguagem criada por Guimarães Rosa faz com que sua obra seja considerada regionalista, visto que sua produção é marcada pela mistura do português padrão com regionalismos de diversas regiões do sertão do Piauí. ( ) As "veredas" que fazem parte do título de um dos romances mais importantes da língua portuguesa, escrito por Guimarães Rosa,podem simbolizar os caminhos da vida, fazendo com que a jornada de Riobaldo represente assim a própria existência humana. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Alternativas: a) V – F – V b) V – V – V c) V – F – F d) F – V – V e) F – F – V

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

I é verdadeira: é particular na medida que retrata uma vida singular em uma região com características específicas, e é universal na medida que os dramas humanos que estão por trás das aparências são universais.

II é falsa. É um romance regionalista, mas a linguagem e o cenário são a Bahia e Minas Gerias, e não o Piauí.

III é verdadeira, sendo as "Veredas" o próprio modo como as vidas humanas se desenvolvem: por caminhos que não são únicos e nem diretos.

É correta a alternativa A.

Perguntas interessantes