de que forma você pode contribuir para que todos apredam mais na escola?
Soluções para a tarefa
O incentivo pode ser determinante para que um aluno tenha sucesso em qualquer disciplina, independentemente de idade ou de classe social. É isso o que evidenciam dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), analisados em estudo elaborado pela consultoria McKinsey. O levantamento mostrou os fatores que têm alto impacto no desempenho escolar dos alunos, entre eles a motivação pessoal, a combinação adequada de orientação do professor e investigação própria e a jornada escolar.
Segundo a pesquisa, essas constatações oferecem elementos para o aprofundamento da discussão sobre políticas que possibilitem a melhoria da aprendizagem e a busca de inovações no campo educacional. "A pesquisa reforça nosso entendimento de que, para haver avanço na qualidade da educação, é preciso um conjunto de intervenções diferentes. De qualquer modo, a importância da mentalidade do aluno, que é o conjunto de atitudes e crenças desses estudantes, chamou a atenção", explica a líder da prática de Política Pública e Social da McKinsey no Brasil e porta-voz do estudo, Patricia Ellen da Silva.
No Brasil, a pontuação dos alunos foi influenciada, sobretudo, por fatores ligados à motivação (29%) - à frente de características da escola (28%), contexto socioeconômico (14%), características do professor (14%) e outros fatores (15%). Ainda segundo Patrícia, a pesquisa é uma oportunidade para testar e trabalhar formas de motivação do estudante. "Vimos também que um aluno com uma boa calibragem de incentivo, mesmo que sua renda seja inferior, tem um desempenho escolar tão bom ou até melhor do que um aluno que tem renda superior e baixa calibragem. Calibragem é entender o que é, acreditar que a motivação ajuda o desempenho", detalha.
A especialista avalia que o ideal seria garantir que todos os alunos tivessem a mesma base de conhecimentos e aprendizagens desde o início da vida. "Para os alunos que não tiveram isso, temos a chance de ajudá-los a partir da motivação", observa. "O professor tem o papel fundamental. O bom educador é o maior fator que determina o desempenho escolar do aluno. O segundo ponto é a importância de trabalhar no aluno essa mentalidade de que ele pode ir além", acrescenta.
espero ter ajudado :)