De que forma podemos comparar a quantidade de água de algumas partes de um vegetal, como por exemplo entre o caule e o fruto de um tomateiro? Qual tem mais água? Mostre as diferentes etapas do processo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para realizar essa comparação, quantidades iguais de caule e de frutos de um tomateiro deverão ser separadas (padronização); realizados os procedimentos experimentais para estimar a quantidade de água e comparar os resultados obtidos. Para a separação do caule e fruto, deverá ser usada uma balança. Estabelecidas amostras com quantidades iguais, o método usual para se determinar o conteúdo de água consiste em secar o material em estufa até o peso constante. A temperatura da estufa deve ser menor que 85 ºC, para evitar a carbonização do material. Deve-se, portanto, pesar o material antes e depois do processo e, assim, estimar a porcentagem de água para cada amostra. Finalmente, deve-se realizar a comparação dos resultados e responder à pergunta “qual tem mais água?”.
Explicação:
A quantidade de água de um vegetal pode ser facilmente calculada através da secagem do caule e frutos. Porém, devem ser feitos de forma separada, para que não haja interferência no processo de ambos.
Como funciona o processo de secagem?
Primeiramente, deve-se usar uma estufa. Ela não pode ter a temperatura maior que 85°, pois isso poderia causar a queima dos vegetais.
- O processo de pesar a água do caule e do fruto se dá através de experimentos com o mesmo. Por isso, é preciso usar uma balança para essa etapa.
- Pesa-se o material de ambos, antes e após o processo de secagem.
- Por fim, estima-se a quantidade de água que existe no caule e no fruto. E ao final, fazer a comparação para saber quem possui mais água.
Conclui-se que, não há como calcular se o fruto ou o cause tem mais água sem passar pelo processo de secagem de ambos.
Entenda mais sobre plantas e água: https://brainly.com.br/tarefa/29144177
#SPJ2