De que forma Platão resolve o problema epistemológico entre a teoria filosófica de Heráclito e Parmênides?
Soluções para a tarefa
O problema do conhecimento ou problema epistemológico é algo inerente principalmente à filosofia heraclitiana. Segundo Heráclito, tudo é móvel ou panta rei, tudo flui. Dessa forma, o Ser é constantemente mutável.
Ora, se tudo é mutável e flui a todo momento, como é possível que conheçamos as coisas como elas são? Para Heráclito, isso não seria possível. No entanto, Platão tenta resolver esse problema por meio de uma teoria epistemológica-ontológica chamada Teoria das Formas.
A Teoria das Formas afirma que o ser é análogo: está tanto no mundo sensível quanto no mundo inteligível. Contudo, o que há no mundo sensível é apenas uma "cópia" de uma forma do mundo inteligível e é mutável, enquanto as Formas são imutáveis. Em outras palavras, todas as camas do mundo sensível compartilham uma Forma no mundo inteligível chamada de "camidade", ou seja, a característica de ser uma cama.
Sendo assim, o conhecimento torna-se possível, afinal, as Formas são imutáveis e as coisas sensíveis mutáveis. Mas quando atingimos o conhecimento, ou seja, compreendemos os universais (Formas), e conhecemos aquelas coisas. É assim que Platão resolve o problema epistemológico.