História, perguntado por patogordinhocom, 9 meses atrás

de que forma os portugueses foram tratados pelo rei de Calicute? E como os portugueses trataram a Índia?
.

gente vou dar 55 pontos, por favor, respondam


juscelino765: Olá Pato Gordinho bom diaaa!! quem responde a questão recebe metade do valor que vc postou!! no caso, 28 pontos. Espero ter ajudado vc na pesquisa que eu fiz. Abraços!!
patogordinhocom: obrigada, coloquei para 55 pontos, mas não sei porque mudou...

Soluções para a tarefa

Respondido por julia22778
7

Resposta:

Em maio de 1498 Vasco da Gama e seus homens aportaram em Calicute: estava traçada a rota portuguesa até o rico comércio oriental. E apesar da relação nada amistosa entre portugueses e indianos, acredita-se que essa primeira viagem às Índias rendeu a Portugal um lucro de 6.000%.

Vasco da Gama ainda retornou duas vezes à Índia, com o objetivo de submeter a região. Usando de grande poderio militar e colocando hindus contra muçulmanos, os portugueses fundaram feitorias em Cochim, Cananor, Goa, Diu e em outras praças de comércio da Índia, organizando o que seria, futuramente, o Estado Português da Índia. Além disso, fundaram fortes em todo litoral da rota do Cabo, para garantir abastecimento aos navios que por ali passassem.

Não sei se tá certo;)

Respondido por juscelino765
5

Resposta:

Em 18 de maio de 1498, Vasco da Gama e seus homens avistaram o monte Eli na costa do Malabar na Índia, dois dias depois fundeiam no porto de Calicute. Estava cumprida a viagem que é considerada o marco do início da dominação europeia na Ásia.

No dia 28 de maio Gama e seus homens finalmente são levados para o palácio do Rája de Calicute seguido por uma multidão de curiosos. Temos então um choque diplomático no mínimo inusitado

No momento das apresentações diplomáticas, os presentes ofertados pelos europeus consistiam de objetos simples, tratava-se de chapéus, quatro colares, seis bacias de cobre, algumas poucas peças de seda, dois barris de azeite e dois de açúcar e mel, em resumo uma afronta. Esperava-se muito mais de um visitante com aspiração comercial.

Vasco da Gama não se banhava a mais de um ano, não só por conta da expedição, mas por que  afinal, um banho de corpo inteiro era comum na Europa apenas duas vezes por ano, seus odores não eram dos melhores e sua alimentação e de seus homens durante aquele período também não.

Vasco da Gama foi advertido dos cuidados que teria no trato com o Samorim, mas uma vez, os locais sugeriram que fossem cautelosos em ouvir e responder, e terem as orelhas mais prontas no seu proveito que na eloquência da embaixada.

Os portugueses descobrem que Calicute é maior e mais poderosa que Lisboa, peças de arte, enfeites egípcios e venezianos são moedas de troca em uma cidade que comercializa com o mundo.

As negociações foram fracas, a partir desse momento as relações entre o Rája hindu, os comerciantes mulçumanos e os cristãos foram se deteriorando cada vez mais.

Receosos dos portugueses, os árabes venderam suas especiarias com qualidade duvidosa, seu pagamento é feito pelos portugueses com rubis!

Fonte: por Prof. André Mafra - site sabores das especiarias

Anexos:

patogordinhocom: MEU DEUS, muito obrigadaaa
juscelino765: de nada!!!
Perguntas interessantes