História, perguntado por amanda3488, 1 ano atrás

de que forma os hominideos viviam me ajudem pfv!


amanda3488: me ajudem pfvv

Soluções para a tarefa

Respondido por felps7722p8fibw
0

Blog da Profª Isabel Aguiar

SEGUNDA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2015
OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA
A ORIGEM DA HUMANIDADE


O homem moderno evoluiu em etapas a partir de uma série de ancestrais, entre eles várias formas anteriores de seres humanos. Os corpos desses ancestrais foram mudando ao longo do tempo. De modo geral, seus cérebros cresceram, enquanto os maxilares e os dentes ficaram menores. Os ancestrais do homem começaram a andar eretos, sobre dois pés, e a usar ferramentas. À medida que isso aconteceu, a forma das pernas, dos pés, das mãos e de outras partes do corpo também foi se modificando.



AUSTRALOPITHECOS



1- O Australopithecus afarensis foi um dos primeiros ancestrais do homem. Este pequeno hominídeo, semelhante a um macaco, viveu no leste da África há pelo menos 2 milhões de anos.





HOMO ERECTUS

2- Um ancestral dos seres humanos atuais, conhecido como Homo erectus, surgiu no leste da África há cerca de 1,6 milhão de anos e se espalhou pela Ásia e por parte da Europa.



HOMO HABILIS



3- Os membros do gênero Homo identificados mais recentemente pertencem à espécie Homo habilis. Alguns restos fossilizados dessa espécie foram encontrados na Tanzânia e em outros pontos da África.




HOMO SAPIENS



4- De acordo com vestígios humanos encontrados em Cro-Magnon, na França, há cerca de 35 mil anos a maior parte da África, da Ásia e da Europa era ocupada por seres humanos com aparência mais parecida com a atual.





Fósseis

Os cientistas dispõem de pouco material para o estudo das origens do homem. A maioria das evidências vem de fósseis, isto é, resquícios de seres vivos que ficaram preservados no solo, na natureza. O estudo dos fósseis é chamado paleontologia.

Na África, na Ásia e na Europa, cientistas encontraram ossos e ferramentas de ancestrais do homem que viveram milhões de anos atrás. Do estudo desses fósseis é que surge o conhecimento e nascem as conclusões. E os cientistas continuam a descobrir novos indícios sobre como os seres humanos se desenvolveram.

Réplica do crânio de um australopiteco, um dos primeiros ancestrais humanos, achado na Etiópia, na África. Os paleontólogos o chamaram Lucy.



Antropoides e seres humanos

O homem não evoluiu a partir do macaco, como vulgarmente se diz. Na verdade, tanto o ser humano moderno como os antropoides se desenvolveram a partir de um mesmo ancestral semelhante a um macaco. Os ancestrais dos seres humanos se separaram dos ancestrais dos antropoides entre 8 milhões e 5 milhões de anos atrás. Depois disso, cada grupo se desenvolveu separadamente. O mais correto, portanto, é dizer que o homem e o macaco são parentes com ancestrais comuns.

A maioria dos cientistas considera que os seres humanos e os grandes antropoides — chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos — pertencem à mesma família científica: a Hominidae, que abrange os hominídeos. Mas existem diferenças importantes entre eles. Por essa razão, a família divide-se em grupos menores. Os orangotangos pertencem a um grupo chamado Ponginae. Gorilas, chimpanzés e bonobos fazem parte do grupo conhecido como tribo Gorillini. Os seres humanos pertencem ao grupo Hominini. O termo “hominíneo” (uma subdivisão dos hominídeos) engloba os seres humanos e todos os seus ancestrais, desde o tempo em que começaram a se desenvolver separadamente dos antepassados dos antropoides.


O cérebro dos ancestrais do ser humano aumentou ao longo do tempo. O cérebro grande e complexo do homem moderno faz dele o animal mais inteligente da Terra.




O homem moderno levou milhões de anos para evoluir a partir de um ancestral semelhante a um macaco. Os grandes antropoides evoluíram separadamente a partir do mesmo ancestral.





O ser humano moderno provavelmente se desenvolveu entre 200 mil e 100 mil anos atrás. O nome científico da espécie é Homo sapiens (“homem racional”). Muitos cientistas acreditam que os primeiros representantes da espécie surgiram na África, espalhando-se depois pela Ásia e pela Europa, e, mais tarde, pela América. Ainda não se sabe exatamente em que circunstâncias eles surgiram, mas os cientistas continuam em busca de evidências que ajudem a entender esse processo.















DICAS DE FILMES:

- A Guerra do Fogo
- 10.000 a.C.

- O Elo Perdido





Perguntas interessantes