De que forma os conflitos de terras no Brasil, colocam em risco
a sobrevivência dos povos originários brasileiros?
Soluções para a tarefa
Os povos originários brasileiros, ou seja, os indígenas, passaram a se tornar extremamente ameaçados, a partir da chegada dos portugueses ao Brasil, os quais haviam superioridade bélica e tecnológica.
Com isso, não somente impediam o exercício da cultura dos indígenas, como também os dizimavam, ou então os submetiam a trabalhos escravos maçantes, como forma de exercício de sua própria superioridade.
Os conflitos de terra no Brasil colocam os indígenas em risco porque essa população está em terras demarcadas que possuem riquezas naturais e atraem atenção do agronegócio para a produção de gado, isso gera conflitos armados que colocam em risco a vida dos indígenas.
Conflitos de Terra no Brasil:
O Brasil possui uma estrutura fundiária extremamente desigual, em que um pequeno grupo de pessoas detém muita Terra, isso leva a um desequilíbrio e disputa por espaços levando a uma série de conflitos.
Os indígenas possuem 12% das terras de reserva natural, sendo a Região Norte o local com a maior concentração, entretanto, a maior parte dessas reservas possuem pouca gente morando em relação a área total, o que dificulta a fiscalização dessas reservas, que por sua vez atrai grileiros, posseiro, madeireiros, mineradores, representantes do agronegócio para essas terras.
De modo que com a presença desses grupos aumenta o conflito de terra e a violência no campo e os indígenas em menor número tendem a sofrer mais.
Leia mais sobre conflitos de terra em: https://brainly.com.br/tarefa/628971