De que forma ocorreu a expansão nazifascista pela Europa e qual a reação da Inglaterra e França frente aos acontecimentos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O ataque alemão iniciou-se às 4h35 de 10 maio com a invasão da Holanda. Logo em seguida, os alemães atacaram a Bélgica. O destaque do ataque alemão na Bélgica foi a tomada do Forte de Eben Emael por paraquedistas. Eben Emael era um forte belga considerado invencível, e os alemães conquistaram-no após um dia de batalhas.
A estratégia de guerra alemã na França também foi a blitzkrieg: uma tática de guerra considerada inovadora e que nessa primeira fase da guerra foi bastante eficaz. A blitzkrieg consistia em ataques coordenados da infantaria, aviação e blindados em um ponto concentrado da defesa adversária. O objetivo era abrir uma brecha na defesa adversária e penetrar por ela.
Na França, o ataque principal dos alemães ocorreu pelas Ardenas. O objetivo era penetrar as defesas francesas pelas Ardenas e, em um movimento de pinça, encurralar os exércitos franceses que estavam ao norte, na Bélgica. Assim, o ataque do grupo de exércitos B era praticamente uma isca para que os franceses não percebessem o principal ataque e movimento do exército alemão.
O ataque alemão na região das Ardenas foi fulminante. O exército francês posicionado na região estava, além de enfraquecido, pouco preparado para a carga pesada de ataques lançados pelos nazistas. Assim, as defesas francesas na região foram rapidamente desmanchadas pelos alemães. Isso permitiu aos alemães encurralar os exércitos franceses e britânicos posicionados na Bélgica.
Muitos historiadores questionam a grande diferença de desempenho entre os dois exércitos (francês e alemão). Max Hastings sugere que os exércitos britânicos e franceses estavam acostumados e treinados para batalhas curtas e localizadas. O exército alemão (reformulado durante a década de 1930), por sua vez, foi treinado em táticas de guerra inovadoras e capacitado para um conflito em escala continental|1|.
Os exércitos Aliados encurralados pelos exércitos alemães teriam sido completamente trucidados pelas forças alemãs se não fosse a Retirada de Dunquerque, na qual mais de 300 mil soldados foram evacuados pelo Reino Unido da região. A retirada em Dunquerque aconteceu no dia 4 de junho de 1940.
A sequência dos acontecimentos marcou a queda francesa para o Eixo. A França foi invadida pelos italianos em 10 de junho e, no dia 14, os alemães invadiram a capital francesa, Paris. A invasão de Paris foi registrada em fotos que retratam a desolação da população francesa (parte dela) com a derrota para os alemães.
Explicação: