Sociologia, perguntado por robsonluans63, 7 meses atrás

de que forma ocorre a socialização de gênero​

Soluções para a tarefa

Respondido por kittyvante
0

A socialização vinculada ao gênero se refere ao processo através do qual as crianças aprendem quais são as expectativas sociais, as atitudes e os comportamentos tipicamente associados aos meninos e às meninas.

Dito de outro modo, a socialização de gênero resulta de uma série cada vez mais contingente e diversificada de experiências produzidas pelos próprios indivíduos no decurso de suas vidas.

Respondido por silvacarolaine947
0

Resposta:

A socialização vinculada ao gênero se refere ao processo através do qual as crianças aprendem quais são as expectativas sociais, as atitudes e os comportamentos tipicamente associados aos meninos e às meninas.

Explicação:

A socialização de gênero é o processo através do qual as crianças aprendem sobre as expectativas, atitudes e comportamentos sociais associados ao seu gênero. A partir do momento em que as crianças adquirem um sentido da sua própria identidade de gênero (ou seja, se tornam conscientes de ser uma menina ou um menino), elas prestam mais atenção às informações relacionadas ao gênero, especialmente aos modelos do mesmo gênero. Essa conscientização de gênero, associada a uma exposição precoce ao gênero vinda de múltiplas fontes de socialização como pais, irmãos e pares, tem consequências imediatas sobre as atitudes e os comportamentos das crianças em relação aos membros do grupo de seu próprio gênero ou do outro gênero. Por exemplo, as crianças podem favorecer seu próprio gênero em suas atitudes (tendo sentimentos mais positivos em relação aos membros de seu próprio gênero) e exibindo comportamentos discriminatórios de gênero como, por exemplo, preferir interagir somente com membros de seu próprio gênero. Essa segregação de gênero pode ser estimulada pelos adultos, porém, mais frequentemente, é uma escolha das próprias crianças, e pode se tornar problemática, porque as crianças precisam ser capazes de interagir em contextos onde os gêneros estão integrados (por exemplo, creche/escola/local de trabalho). Embora as crianças desenvolvam habilidades para interagir com os membros de seu próprio gênero, sua capacidade para se relacionar eficazmente com meninas e meninos fica mais limitada. Da mesma forma, é importante criar oportunidades para que as crianças mais novas possam brincar em grupos de gêneros mistos a fim de ajudá-las a desenvolver relacionamentos interpessoais positivos tanto com meninos quanto com meninas em diversos contextos.

Perguntas interessantes