De que forma o povo vai à luta
Soluções para a tarefa
Explicação:
Porque o PT e a esquerda brasileira ensinaram, com sucesso, nos últimos 15 anos, que o centro da luta de classes é eleitoral. A poucos meses da sucessão presidencial, o povo guarda suas fichas para essa disputa, na qual Lula aparece como a alternativa popular contra o governo usurpador e sua agenda.
Porque ainda não cicatrizou a ruptura da confiança popular provocada pelo giro à direita no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, aproveitado pelas forças conservadoras para disseminar a ideia de estelionato eleitoral e fragilizar a influência do PT junto às massas.
Porque a politica de mudança pelo alto, sem recurso predominante à mobilização social, estimulou os fatores de burocratização do movimento sindical e popular, dos quais apenas lentamente a vanguarda da classe trabalhadora vai conseguindo se livrar.
Porque o PT e todos os demais partidos de esquerda com representação parlamentar se transformaram em máquinas eleitorais, grandes ou pequenas, com baixa intensidade de atuação na educação, mobilização e organização do povo.
Porque os ataques à democracia, vertebrados por setores do MPF, da PF e do Poder Judiciário, sob o comando da mídia monopolista, em curso desde 2005, sem resposta à altura dos governos petistas e do campo popular, desgastaram profundamente o universo da política, especialmente o da política de esquerda, reforçando a cultura da passividade que sempre predominou em nosso país.