De que forma o homem se relaciona com a Religião?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não se olvida que há uma infinidade de religiões, compostas de distintas modalidades de adoração, mitologias e experiências espirituais, como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. No entanto, o presente trabalho não pretende a se voltar aos aspectos das religiões em si, explorando uma a uma as suas doutrinas, rituais e demais singularidades.
O presente trabalho tem como fundamento percorrer alguns momentos históricos para refletir sobre a importância e a influência da religião, na sua concepção lato senso, na construção social e política de alguns povos e da sociedade atual.
O que se busca é uma reflexão filosófica sobre como vários povos se estabeleceram e política e filosoficamente apela religião ao longo do tempo. Também se busca demonstrar, com este trabalho, que independente do período histórico ou independente da sociedade em que se vive, a religião sempre terá alguma influência na vida social e política.
Para se chegar ao objetivo desse trabalho se faz necessário averiguar as primeiras concepções do homem primitivo enquanto ser religioso que prática religiões mais voltadas à adoração de seus ancestrais ou de adoração aos fenômenos da natureza. Analisaremos também o desenvolvimento religioso dos povos antigos que já dominavam a escrita, bem como a influência de suas crenças na vida social e política. Analisaremos ainda a influência da religião na vida social e política da idade média, do período do renascentismo, do humanismo, do período moderno chegando até o período contemporâneo.
Logo, o presente estudo tem como finalidade aguçar o sentimento crítico e filosófico acerca do convívio social atual fortemente influenciado pelas várias concepções religiosas para tentar entender a importância, ou não, da influência religiosa em nossas vidas que advêm do Estado influenciado pelas religiões ao longo de todo período histórico.
Para a consecução do presente trabalho foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica