Geografia, perguntado por viihpotato, 1 ano atrás

De que forma o GPS ajuda no mapeamento da superfície terrestre? Quais outros tipos de aplicaçõess existem para esse sistema?

Soluções para a tarefa

Respondido por alexsander16
7
Com o GPS é possível obter-se posição tridimensional com altíssima precisão. 

Esta posição é inicialmente expressa em termos de coordenadas cartesianas, com origem no centro de massa da Terra. 

Através de relações matemáticas consagradas, pode-se obter as coordenadas geodésicas correspondentes: latitude, longitude e altitude. Mas, a altitude é relacionada a um modelo geométrico da Terra, o elipsóide. 

Devido a isso, ela é mais apropriadamente chamada de altitude geométrica. A altitude geométrica não guarda relação com o nível (médio) do mar que é a maneira mais intuitiva para o ser humano expressar a altitude. 

Assim sendo, dois pontos com a mesma altitude com respeito ao nível do mar podem ter altitudes geométricas diferentes. Esta é um limitação da altitude geométrica. Em Geodésia, a altitude com respeito a um nível médio do mar específico, o geóide, é chamade de altitude ortométrica. 

Existem diversos artifícios para se obter altitude ortométrica a partir das altitudes geométricas fornecidas pelo GPS. O mais correto e rigoroso do ponto de vista teórico é através do chamado mapa geoidal. Para a construção de um mapa geoidal é necessário o conhecimento do campo da gravidade terrestre. Fica então estabelecida a ligação entre o GPS e a gravidade terrestre. 

Com este nível de precisão na determinação de suas respectivas órbitas, as missões CHAMP, GRACE e GOCE irão atingir o objetivo de aumentar a resolução do mapeamento da gravidade terrestre, no que irá acarretar em melhores mapas geoidais. O que irá acarretar em uma melhor determinação da altitude ortométrica a partir da altitude geométrica fornecida pelo GPS. É o GPS ajudando a se ajudar.
Perguntas interessantes