Saúde, perguntado por aliancafinance, 1 ano atrás

DE QUE FORMA O FÍGADO PARTICIPAR DO PROCESSO DE DIGESTÃO?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucaspedro786
2
Bom o figado ele participa desse processo de digestão então ele tem uma função que é processar as reservas de "ferro", vitaminas e minerais do corpo, ele desintoxica o organismo de bebidas alcoólicas, drogas entre outras coisas.
Respondido por Alessandrapiccoli34
0
Ele participa do processo de digestão, armazena vitaminas, anula o efeito de drogas, estoca energia, produz compostos necessários à coagulação do sangue - apenas para citar alguns de seus trabalhos mais conhecidos. É de se imaginar que um órgão assim tão importante deva ser extremamente complexo, de difícil tratamento. E ele é, de fato. O fígado ainda representa um intrincado desafio para a medicina. Tanto que ainda não existe remédio capaz de reavivar as funções de um fígado que já entrou em falência. Uma vez mortas, as células hepáticas (de hepar, palavra grega para fígado) não se recuperam. Contudo, se é difícil curar um fígado doente, a incrível versatilidade de um fígado saudável tem dado esperança de vida a milhares de pessoas em todo o mundo. 

Ele é um dos órgãos mais propícios ao transplante, causando menos rejeição do que outros já rotineiramente transplantados, como coração ou rins. Outra característica peculiar desse órgão é sua capacidade de continuar funcionando mesmo quando é cortado ao meio: o fígado é capaz de se regenerar, voltando ao tamanho normal. Assim, um mesmo órgão pode ser usado para salvar a vida de duas pessoas. Ou um simples pedaço do fígado de uma pessoa saudável pode salvar a vida de outra. Por isso, é na área dos transplantes que os hepatologistas têm obtido as maiores conquistas. As funções do fígado são as seguintes: 

- Integração entre os vários mecanismos energéticos do organismo. 

- Armazenar e metabolizar as vitaminas. 

- Fazer a síntese das proteínas plasmáticas. 

- Desintoxicação de toxinas químicas produzidas pelo organismo. 

- Desintoxicação de toxinas químicas externas ao organismo. 

- Filtragem mecânica de bactérias. 

- Controlar o equilibrio hidro-salínico normal. 

- Secreção da bile. 


Perguntas interessantes