De que forma o cacau tornou-se conhecido pelos europeus?
Soluções para a tarefa
O cacau tem origem na América Central e Amazônia, e foi levado para a Europa pelos conquistadores espanhóis, no início do século XVI.
Na américa, o cacau era consumido como uma espécie de suco – o “Cahauatt” - que deu origem ao nome chocolate. Os póvos pré-hispânicos, como Olmecas, Astecas e Maias utilizavam as amêndoas maduras do cacaueiro moídas e secas ao sol, acrescentando água pouco a pouco até formar uma pasta.
A elite espanhola tomou gosto pela bebida chocolate quente feita com o cacau, e assim o chocolate passou a ser transportado em pasta para a Europa. A seguir, o cacau passou a ser cultivado na Áfria e Ásia.
A partir de Espanha, o chocolate começou a ganhar a Europa. Na França, a esposa do rei Luis XII elegeu o chocolate quente como a bebida da corte, difundindo a bebida no país. Com a inovação tecnológica propiciada pela Revolução Industrial na Inglaterra, a confecção dos tabletes ganhou escala industrial.
Na Holanda, ainda no século XVII, a invenção do processo de separação da manteiga do cacau da porção sólida - que seria o chocolate – fez com que o consumo do cacau fosse facilitado pela Europa.
Posteriormente, foi adicionado a mistura do chocolate, o leite, as especiarias e açúcar, popularizando ainda mais o chocolate.