de que forma o Brasil conseguiu a aquisição do Acre? em que ano? por que
Soluções para a tarefa
Olá!
Desde as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população da região ( Acre ) já era formada por brasileiros, envolvidos na exploração de seringais. Em 1899, os bolivianos começaram a recolher impostos e fundaram Puerto Alonso ( hoje Porto Acre ) com o objetivo de assegurar o domínio da área. Isso despertou a revolta entre os brasileiras, que já haviam criado um território independente da Bolívia e vinham exigindo sua anexação ao Brasil.
Com a assinatura do Tratado de Petrópolis, o conflito praticamente terminou. Pelo tratado, o Brasil recebeu a posse definitiva da região em troca de áreas no Mato Grosso, do pagamento de libras esterlinas e do compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré. O Acre foi anexado ao Brasil, o Acre passou à categoria de Estado em 1962.
Uma Boa Tarde pra você!
Com o exagero do extrativismo ocorrido descontrolado no período da borracha alimentada pelo aquecimento da indústria estava em vias de provocar um conflito internacional, onde os trabalhadores brasileiros cada vez mais adentravam nas florestas do território da Bolívia em busca de novas seringueiras, gerando conflitos e lutas por questões fronteiriças no final do século XIX. .Procurando -se tirava o máximo proveito das riquezas obtidas com a venda da borracha, mas a Questão do Acre preocupava.
Afim de minimizar os conflitos e dando Por fim à contenda com a Bolívia, em novembro de 1903 efetivando a compra do território por 2 milhões de libras esterlinas, garantindo o efetivo controle e a posse das terras e florestas do Acre por parte do Brasil, em troca das terras de Mato Grosso e do compromisso de construir uma ferrovia que superasse o trecho encachoeirado do rio Madeira e que possibilitasse o acesso das mercadorias bolivianas (sendo a borracha o principal), aos portos brasileiros do Atlântico (inicialmente Belém do Pará, na foz do rio Amazonas)