História, perguntado por mallena123, 1 ano atrás

De que forma o autor caracteriza a sociedade medieval ?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
51

Este é o texto:

A mulher na sociedade medieval

              O texto a seguir foi escrito por um medievalista brasileiro. Leia-o com atenção.

              A sociedade medieval, [...] foi [...] misógina, isto é nutriu um desprezo generalizado pelas mulheres. Sociedade masculina e guerreira, designava geralmente os dois sexos, chamando-os de “o lado da espada” e “o lado da roca”. O instrumento, espada ou roca, indicava a função de quem o empregava. No lar e fora dele fiar e bordar eram atividades femininas. [...]

              Entretanto não devemos pensar na mulher medieval como um grupo compacto oprimido pelos homens. As diferenças sociais foram sempre tão fortes quanto as diferenças de sexo. Não é possível alinhar, num mesmo plano, condessas e castelãs com servas e camponesas livres, ricas burguesas com artesãs, domésticas ou escravas. A opressão muitas vezes foi exercida pelas mulheres poderosas sobre as suas dependentes. [...].

              O grupo das servas e camponesas dos domínios senhoriais foi o mais numeroso e o que menos conhecemos, [...] os documentos [...] registram a participação feminina em inúmeros serviços. Ela plantava ervilhas, feijão, pescava, batia o trigo, ordenhava as vacas, tosquiavam, os carneiros. Apenas deixava de cultivar e lavrar a terra. [...]

Fonte: Livro didático História & Sociedade – 7º ano -Alfredo Boulos Júnior p. 40.

O autor caracteriza a sociedade medieval sendo tanto sexista quanto economicamente estratificada.

É sexista na medida que dava um papel menor, considerado submisso, a um dos sexos - no caso, o sexo feminino -, de modo que  tudo o que era tradicionalmente visto como masculino, como o serviço militar e força física, era valorizado e  tudo o que era visto como tradicionalmente feminino - como o serviço doméstico - era desvalorizado, havendo uma discriminação, que vinha do universo simbólico pra sociedade concreta, da mulher.

É economicamente estratificada na medida que a classe social - ser nobre, burguês ou camponês, por exemplo - determinava o "lugar social" de cada pessoa, estando, inclusive, "acima" das discriminações por gênero - uma mulher nobre era "melhor" que um homem camponês.

Mais sobre a sociedade medieval em:

https://brainly.com.br/tarefa/17892288

Anexos:
Perguntas interessantes