História, perguntado por viniciuspaz200ot58hs, 11 meses atrás

De que forma Joao calvino entendia a salvaçao?

Soluções para a tarefa

Respondido por brunalima1999
64

João Calvino se desvincula do seu percussor ao desenvolver a teoria da predestinação absoluta. Segundo essa ideia Deus escolhe os eleitos segundo o seu critério, dessa forma o homem nasce salvo ou não. A situação econômica de cada indivíduo também era um sinal da predestinação divina. Se ocorresse o enriquecimento é um sinal de que Deus o escolheu para alcançar o sucesso.

Os comerciantes e negociantes ricos justificavam o seu sucesso como resultado das bênçãos de Deus.

O protestantismo pregado por Calvino tinha como marca a rigidez no cumprimento de suas regras. Entre elas pode-se citar:

O conhecimento do evangelho através de rígidos estudos;Realização de cultos em templos simples sem muita ornamentação, o que não atrapalharia e nem desviaria a atenção dos fieis;Não bastam levar uma vida de fé e religiosidade, os seguidores do calvinismo deveriam levar uma vida de trabalho e austeridade, era expressamente proibida a participação em jogos de azar e em bailes e teatros;Os sacramentos foram reduzidos a dois: o batismo e a comunhão.

Se dentro da doutrina católica os burgueses eram criticados por buscarem a obtenção de lucros, no calvinismo eles encontraram aceitação e estímulo para o seu modo de vida e trabalho, já que a acumulação de bens deixou de ser vista como pecado. A discreta vida levada pelos calvinistas estimulava ainda a contenção de gastos desnecessários, o que contribuía para a acumulação de riquezas.

Respondido por francisco735
60

Resposta:

De acordo com Calvino, a fé não era o caminho para a salvação, para ele, a fé era o sinal de que o fiel estava predestinado à salvação. Com isso, o calvinismo se afastava daquilo que Lutero havia defendido, ou seja, que a salvação somente era alcançada por meio da fé em Jesus Cristo.

Explicação:

Calvino, apesar de ter mantido quase todos os princípios formulados por Martinho Lutero, desenvolveu uma teologia própria, mas que tinha uma diferença muito importante: a Doutrina da Predestinação.  Nesta doutrina, influenciada na crença grega no destino, Calvino afirmava que Deus, o único com conhecimento sobre o futuro, já sabia, desde sempre, quem eram as pessoas que seriam salvas por Ele, assim, como já sabiam quem não seria.

Perguntas interessantes