De que forma Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, utilizava a propaganda em rádios, cinemas, jornais, revistas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Getúlio Vargas, sempre que utilizou da Propaganda durante o Estado Novo, buscou o fazer de modo a moldar sua imagem perante o povo, objetivando interpretações positivas de sua pessoa.
Explicação:
Isso fica mais claro quando se percebe que a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) viria a tornar possível a disseminação de uma imagem cada vez mais positiva do presidente – por meio, principalmente, do controle sobre as informações que chegavam ao povo que o DIP possuía.
A utilização da Propaganda para moldar a imagem também fica clara quando observado o fato de que o presidente utilizou de sua imagem para transpassar ao povo um sentimento de gratidão por estar na posição que estava, dando a entender que era graças ao povo brasileiro que ele conseguiu chegar onde chegou – nesse ponto, sua abordagem e forma de governar se relacionam, na sua forma mais pura, com a Propaganda e seus conceitos.
Os meios de comunicação, neste período específico, foram de suma importância para a divulgação do populismo de Vargas. Apresentavam uma imagem, verdadeira por sinal, do governante nacionalista,”...colocava os interesses nacionais acima dos interesses pessoais, como por exemplo os interesses do desenvolvimento industrial acima dos interesses grupalistas...”(Jose Luiz Werneck, 1991). O rádio, no entanto, principal meio de comunicação da época, assume completamente a característica de penetrabilidade dos meios, definida por Braga como o “meio/Processo de comunicação que penetra nos processos sociais modificando-os em função dos próprios modos operatórios.”