De que forma é possível alcançar um ideal político e ao longo da história, quais sociedades conseguiram aplica-lo ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Concepções de política
Quando teorizamos a respeito de política, às vezes acontece ouvir alguém muito pragmático afirmar: "A teoria na prática é outra..." Mas essa afirmação desmerece o papel da teoria e ridiculariza o trabalho filosófico, porque a boa teoria é aquela que não se desliga da prática: nasce dela e para ela volta, num "vaivém"constante e interminável.
Dessa forma, recupera-se o sentido positivo e não depreciativo da expressão, já que não há como desprezar o caráter fecundo da teoria que antecede a ação e a orienta, da mesma forma que a prática efetiva obriga a rever, aperfeiçoar ou até alterar a teoria.
Isso significa que a teoria é importante para a ação, e toda vez que o homem opõe resistência à reflexão, corre o risco de se tornar vítima de ações "cegas" típicas de movimentos conservadores e reacionários que impedem as mudanças necessárias para manter viva a sociedade. São assim os grupos de fanáticos religiosos, bem como os ativistas de tendência autoritária: muita ação, gestos e rituais, reduzindo a teoria a palavras de ordem e afirmações pobres em argumentação.
Por isso é importante analisar as teorias que ora justificam as mudanças políticas em processo, ora ajudam a compreender quais são as alterações que se fazem necessárias. Todo filósofo é filho do seu tempo e do lugar onde vive e é nesse contexto que devemos buscar compreendê-lo.