De que forma as religiões transmitem seus ensinamentos?
Soluções para a tarefa
Resposta: Os textos sagrados são uma forma de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações religiosas. Ao articular os textos sagrados,por exemplo, aos ritos, às festas religiosas e às situações de nascimento e morte, as diferentes tradições/manifestações religiosas visam criar mecanismos de unidade e de identidade do seu grupo de seguidores, de modo a assegurar que os ensinamentos sejam consolidado se transmitidos às novas gerações e aos novos adeptos. Os textos sagrados dentro da disciplina de Ensino Religioso devem ser
abordados de forma a fazer claro esta realidade; fomentando, assim, a prática da diversidade cultural e religiosa.Entendendo esta perspectiva, os textos sagrados registram os fatos relevantes da tradição/manifestação religiosa: as orações, os sermões, a doutrina, a história, etc. Constituindo-se, desta feita, o fundamento no substrato social, tanto no cotidiano coletivo como na orientação das práticas religiosas, da crença de seus seguidores.Assim, o que caracteriza um texto como sagrado é o reconhecimento,pelo grupo que o acolhe, de que transmite uma mensagem ou,ainda, de que favorece uma aproximação, uma religação, entre os adeptos e o sagrado.A compreensão, a interpretação e a significação do texto podem ser modificadas, conforme a passagem do tempo para corresponderas demandas do tempo presente, contextualizando-se a cada momento.Pode, também, sofrer alterações de juízo, de conceitualizarão, causadas pelas diversas interpretações secundárias, diferentes das intenções do texto original.Pesquisadores das tradições religiosas, como Luiz Alberto Souza Alves, Silvyo Fausto e outros, definem que texto sagrado é, também,a tradição e a natureza do sagrado enquanto fenômeno. Neste sentido, o sagrado é reconhecido por meio das Escrituras Sagradas,das Tradições Orais Sagradas. Igualmente, define-se como Texto Sagrado aquele concebido por inspiração, por “intervenção divina”,e que represente o sagrado. Um texto sagrado, enfim, pode ser o resultado da revelação de uma mensagem do sagrado para a humanidade,ou seja, a manifestação do Transcendente ou Imanente transmitida de forma sensivelmente humana: objetiva, em certa medida, pois o homem é, entre tantas qualidades, um ser racional,mas comportando, ao mesmo tempo, alto grau de subjetividade, jáque, igualmente, é um ser emocional.O sagrado expresso e comunicável está presente nas mais diferentes tradições religiosas, apresentado sob muitas formas. Cultura ságrafas, por exemplo, possuem o texto oral, que, pela chegada da escrita, foi ou não registrado.
Os textos sagrados nascem do mito, pois, nesta forma simbólica de expressão, as pessoas buscam encontrar explicações para a sua realidade, orientações para a vida e para o pós-morte.Ainda hoje, há algumas tradições religiosas que se utilizam da oralidade, como, por exemplo, as culturas nativas, as indígenas, a saustralianas (aborígines), as africanas, entre outras. Nestas, a oralidade é o meio utilizado para repassar os ensinamentos revivido sem diferentes rituais. Apesar de algumas dessas culturas dominarem a escrita, preferem preservar o texto oral para que a mensagem divina não perca a sua essência.Outras tradições religiosas, com o advento da invenção da escrita,fizeram a opção de escrever os seus textos sagrados, como forma de garantir a preservação de seu conteúdo. Entre as tradições com registro escrito dos textos sagrados tem-se, por exemplo,a judaica, a cristã, a muçulmana, etc. Essencialmente, os textos sagrados desenvolvem os pressupostos básicos da vida em comunidade e colocam o homem diante da interpretação da manifestação do sagrado que seu grupo incorpora,de forma institucionalizada, organizada. São nos textos sagrados que são preservados todos os princípios doutrinários que orientam as tradições religiosas e as culturas, a sociedade, que pertencem.Estes fundamentos dos textos sagrados não nascem prontos e acabados. São, invariavelmente, uma construção histórica de um povo, de uma civilização, conforme o juízo crítico de sua forma de vida na concretude da vida terrena. Vêm, inicialmente, da experiência e são transmitidos de maneira oral ou escrita (pergaminhos e papéis, etc). Muitas tradições religiosas, ao realizarem essa transferência para a escrita, elaboram as normas e critérios para se preservar a fidelidade à originalidade do texto, para não serem descaracterizados.Entre as funções dos textos sagrados, está também a tentativa de se manter os sonhos e utopias das pessoas. Os textos sagrados fazem com que elas mantenham vivas suas esperanças, seus ideais,acreditando ser possível realizar
Resposta:
Olá
Cada povo, em suas diferentes religiões, tem sua própria formar de expressar , registrar, guardar e transmitir o entendimento sobre o sagrado.
Esses ensinamentos podem ser por meio de livros, histórias contadas, músicas danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas.
Explicação:
Espero que eu tenha te ajudado
Bons Estudos