Ed. Física, perguntado por tadeufutsal, 1 ano atrás

De que forma as políticas públicas contribuem para o desenvolvimento do esporte e a melhora da qualidade de vida de uma população?
Como é dividida (tripé) a Política Nacional do Esporte com o intuito de ascender a prática esportiva no Brasil?
Há, em sua cidade, políticas públicas – federal, estadual ou municipal – de incentivo ao esporte e à atividade física? Cite duas dessas políticas de incentivo e explique brevemente os benefícios para a população local.

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
103

 As políticas públicas são de extrema importância para o desenvolvimento do esporte dado que existem muitos eventos que são promovidos através de políticas públicas.

 Além de que, há muitos patrocínios provindos de políticas públicas, que muitas vezes são de ordem decrescente dado as esferas federal, estadual e municipal respectivamente.

 Por isso faz sentido um atleta querer fazer parte da seleção nacional e não apenas da seleção estadual de um determinado esporte.  A prática esportiva é de extrema importância para o desenvolvimento humano dado que o sedentarismo é prejudicial à saúde.


keillafernanda18: e a segunda vc sabe?
dhiegojanuariodossan: A tripé do esporte consiste em: Esporte de alto rendimento, Esporte educacional e Esporte de participação.

O esporte educacional não tem como objetivo a alta competição, mas sim o ensino da modalidade. É um ensino praticado principalmente nas escolas.

O intuito de competitividade é notado no esporte de alto rendimento, em que são formados atletas, cujo intuito é ganhar medalhas e participar de competições como as Olimpíadas, Campeonatos Oficiais, Copa do Mundo, etc.
Respondido por pedro24111997
0

  As políticas públicas fomentam o desenvolvimento do esporte através de projetos que possibilitam a prática de esportes e o acesso aos mesmos, alcançando assim o maior número de pessoas possível, efetivando desse modo uma melhor qualidade de vida para todas as camadas sociais.

     Com programa de incentivo ao esporte as pessoas não precisam se deslocar tanto ou gastar dinheiro para a prática de atividades físicas, assim a adesão é maior. O efeito final disso é uma sociedade mais saudável, que desfruta mais os benefícios das atividades físicas no dia a dia.

 

    O tripé do esporte é divido em esporte de participação, esporte de alto rendimento e esporte educacional. O esporte educacional tem o objetivo de ensinar nas escolas e outros ambientes do aprendizado, com a intenção de promover os fundamentos de determinado esporte, suas regras, e de um modo geral educar os indivíduos nos princípios gerais do esporte.

 O esporte de participação é voltado para a prática das atividades esportivas sem o desejo ardente de ganhar medalhas e troféus, consiste em uma prática voltada ao estímulo do esporte como ferramenta que une as pessoas e grupos sociais. Por fim o esporte de alto rendimento, onde a prática esportiva é voltada na formação de atletas de ponta, que serão representantes oficiais nos jogos esportivos internacionais, trazendo assim medalhas e troféus ao Brasil.

  Um programa de notoriedade que está disseminado por todo país é o Segundo Tempo, desenvolvido pelo governo Federal, atende jovens de 6 a 17 anos em áreas onde as condições sociais são menores. O projeto oferece práticas esportivas, materiais didáticos, tudo isso com profissionais devidamente capacitados e ainda tem como requisito que os participantes frequentem a escola. O projeto tira os jovens das ruas e fornece diversão e uma manutenção da boa saúde do corpo.

   Outro programa é o Forças no Esporte, que consiste na participação do Ministério da Defesa por meio dos militares e sua estrutura física e de pessoal promovendo a prática de esportes a crianças e adolescentes.

Aprenda sobre prática esportivas: https://brainly.com.br/tarefa/22793566

Aprenda sobre Olimpíadas: https://brainly.com.br/tarefa/5337766

Aprenda sobre políticas públicas: https://brainly.com.br/tarefa/4148163

Anexos:
Perguntas interessantes