De que forma as leguminosas fixam nitrogênio no solo.
Soluções para a tarefa
Primeiro, vou explicar o que são Leguminosas. As leguminosas são plantas pertencentes a família Leguminosae. Não fique logo pensasndo que são os Legumes, não é isso ? As plantas que estão nesta família têm , também, alto valor nutricional, mas não são os Legumes. O feijão, a soja e a ervilha são exemplos deste grupo.
Depois desta pequena explicação, vamos ao Ciclo do Nitrogênio e a sua relação com as Leguminosas.
O Nitrogênio, que é um dos produtos da decomposição dos seres vivos, vai para atmosfera. Algumas bactérias – dos gêneros Azotobacter e Clostridium – fixação o nitrogênio nas raizes das Leguminosas. Essas Bactérias vivem em simbiose com as raízes destas plantas, ou seja: é uma troca de favores entre as bactérias e as leguminosas.
O nitrogênio que estava na atmosfera, então, se transforma em Nitrato (NO3) e em Nitrito ( NO2), se fixando nos nódulos das raízes desta plantas. Assim, entram no processo de fotossíntese e as plantas “constroem” as cadeias de Proteína com esses Nitratos e Nitritos.
Depois, os animais herbívoros se alimentam da planta – e conseqüentemente da proteína- e o Nitrogênio volta a fazer parte da Cadeia Alimentar. Mas somente com a participação destas bactérias nitrificantes ( que fazem a fixação do Nitrogênio no solo ) isso poderia ocorrer.
Quando o animal morre, novamente o Nitrogênio entra na atmosfera e o Ciclo recomeça