De que forma as correntes do teocentrismo x antropocentrismo influenciaram na construção da nossa cultura?
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Porque várias pessoas focam na religião como centro de tudo (teocentrismo) e outras várias pessoas focam no ser humano como centro de tudo (antropocentrismo).
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Desde que existem as religiões organizadas, algo que só ocorre, que saibamos, desde o Neolítico (falamos dum estamento sacerdotal e duma série de conhecimentos vetados ao resto da sociedade) ficam também estabelecidos os modelos teocentristas, com grande sucesso desde o antigo Egito. Ainda que a Idade Contemporânea será a que marque na prática um antes e um depois mediante a linha do que hoxe entendemos como antropocentrismo, o certo é que não existem tais linhas do tempo e, muito menos ainda, linhas de progresso coincidentes com o avanço cronológico. A Grécia de Pericles, com as reservas que nos impõe o perigo de cairmos no anacronismo, era antropocêntrica comparada com a Índia atual.
Mas é certo que o primeiro passo da filosofia grega deixará pegada permanente na área mediterrânea, na Europa (como o Renascimento) e despois no mundo todo ao se estender o valor filosófico do Ser Humano como "medida de todas as coisas". O pensamento crítico francês do XVIII é quem decerto advirte de que o teocentrismo é uma regressão socio-política que põe em perigo os valores das futuras revoluções burguesas, cujos princípios igualitários e democráticos, quanto menos formalmente, continuam a estar na base da maior parte das Constituições das sociedades que se declaram a si próprias "a civlização" (Ocidental).
Afinal, a diferença entre considerar "avançada" uma sociedade e "reacionária" outra, atribuindo o primeiro valor às comunidades laicas e o segundo às dominadas pelo estamento religioso, precisaria muitos matizes. As filosofias pos-estruturalistas não acreditam na idéia esclarecida de Progresso e prefeririam avaliar o benestar social com outros parámetros, pois no fundo seria o mesmo que se chegasse a ele por uma via formalmente teocéntrica ou por outra formalmente antropocêntrica. Ainda que, se nos atemos às lições de História, os defensores de que a liberdade e a prosperidade vão unidas à liberdade de pensamento e à ausência de límites dentro e fóra da sociedade (doutros límites que não sejam esse mesmo benestar) continuam tendo argumentos muito poderosos.
Mas é certo que o primeiro passo da filosofia grega deixará pegada permanente na área mediterrânea, na Europa (como o Renascimento) e despois no mundo todo ao se estender o valor filosófico do Ser Humano como "medida de todas as coisas". O pensamento crítico francês do XVIII é quem decerto advirte de que o teocentrismo é uma regressão socio-política que põe em perigo os valores das futuras revoluções burguesas, cujos princípios igualitários e democráticos, quanto menos formalmente, continuam a estar na base da maior parte das Constituições das sociedades que se declaram a si próprias "a civlização" (Ocidental).
Afinal, a diferença entre considerar "avançada" uma sociedade e "reacionária" outra, atribuindo o primeiro valor às comunidades laicas e o segundo às dominadas pelo estamento religioso, precisaria muitos matizes. As filosofias pos-estruturalistas não acreditam na idéia esclarecida de Progresso e prefeririam avaliar o benestar social com outros parámetros, pois no fundo seria o mesmo que se chegasse a ele por uma via formalmente teocéntrica ou por outra formalmente antropocêntrica. Ainda que, se nos atemos às lições de História, os defensores de que a liberdade e a prosperidade vão unidas à liberdade de pensamento e à ausência de límites dentro e fóra da sociedade (doutros límites que não sejam esse mesmo benestar) continuam tendo argumentos muito poderosos.
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