De que forma a vida política das cidades-Estados gregas foi alterada com a formação das falanges hoplitas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Grécia é considerada o berço da civilização ocidental. Foi lá que surgiram as primeiras ciências como História, Filosofia e Matemática. Desde pequenas, as crianças já eram educadas pelos mais sábios gregos, aprendendo sobre a História das civilizações, Astronomia, Música e Teatro. Foi formada por invasores de diversas etnias e culturas, fato este que explica toda a miscelânea grega. Dentre esses povos, destacam-se os jônios, os dóricos e os eólios.
Durante a Antiguidade, a Grécia era dividida em cidades-Estados. Cada uma delas, por sua diversidade cultural, tinha autonomia e sua própria forma de governar. Enquanto Esparta preparava seus jovens para as guerras, mandando-os ainda criança para o exílio, instruindo-os com táticas militares e treinamento físico; Atenas incentivava o intelecto e obteve grande destaque no Teatro com o desenvolvimento dos gêneros tragédia e comédia (representações da vida real como forma de entretenimento e informação). Atenas destacou-se também na Arquitetura, com construções inovadoras como o Parthenon, templo em homenagem à deusa Atena; e na Filosofia, com os pensadores Sócrates, Platão e Aristóteles.
A vida política foi alterada pela inclusão de uma porcentagem maior da população na política, já que com a formação das falanges hoplitas, compostas em sua maioria por pequenos agricultores que se ligavam diretamente às regiões defendidas por estas falanges, estas pessoas passaram a ter um poder social que não tinham antes.
Antes disto o poder político se limitava aos que descendiam de famílias nobres, mas com a dependência cada vez maior do governo nas falanges hoplitas, compostas por "homens comuns", ficou impossível continuar a impedir estas pessoas a terem voz e voto na política grega.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/15499524