Sociologia, perguntado por 30032000, 1 ano atrás

de que forma a revolução industrial contribuiu para o surgimento da sociologia como ciencias???????

Soluções para a tarefa

Respondido por carlosreblim
10
Bom amigo, não tenho todos esses conhecimentos que um professor de Sociologia, ou alguém que tem um estudo aprofundado na matéria tenha mas posso te ajudar a ter um esclarecimento melhor.

vamos lá,

Devemos encarar a revolução industrial, não só como uma simples evolução das etapas de produção, artesanato, manufatura, maquinofatura ( dividida em três se não em engano ), e etc.

Temos que analisar todo o contexto histórico e social, da época.

quando falamos no contexto histórico nos referimos ao "momento", a "fase" de determinada época sob diversos aspectos. 

Mas quando nos referimos à sociologia, primeiro paramos para analisar a revolução industrial.

Foi um fato ocorrido, que trouxe várias consequências para a sociedade, ou seja, é um fato que tem relevância na sociedade que modificou bruscamente a realidade na época.

Sendo um fato que interferiu na sociedade, e tem relevância, merece ser estudado pela Ciência da Sociedade.

Bom, vamos parar pra entender, como interferiu na sociedade.

Na época, anterior à maquinofatura, existia  a manofatura, que é o trabalho dividido em funções, diferentemente da etapa anterior, o artesanato.

O trabalhador fazia parte de todas as etapas, pregando, lixando, colando, ou seja, o "homem" em sí, era responsável por todas as etapas, com o auxilio somente de ferramentas simples, ou até mesmo mecanismos movidos a força motriz.

Com a invenção da máquina, as empresas que antes necessitavam, e dependiam, somente da mão de obra do homem, viram que não seria mais necessário todo aquele quadro de funcionários nas empresas, acarretando um episódio de "demissão em massa".

Mas por enquanto tudo bem ainda, vamos compreender mais na frente...

Como houve esse episódio de "demissões em massa", tente imaginar como ficaria o pai de família que necessitava do seu salário, que na época era muito mizerável, sem contar com as condições de trabalho nas empresas, ambientais e etc, o que ele poderia fazer para poder sustentar seus filhos e suas esposas, sendo que as empresas só estariam empregando funcionários para poderem operar as máquinas, sendo "totalmente alienados", pela máquina, ou seja, o homem seria somente mais uma peça de uma "grande máquina", deixando de ser o principal responsável pela produção em sí.

Até aqui já tivemos vários motivos para buscar a compreensão dos fatos da época como o desemprego, a pobreza causada pelo desemprego, o aumento do surgimento de altos índices de furtos causados pela pobreza, ou seja, um fato social, acaba desencadeando outros maiores.

Na minha opinião, a Revolução Industrial, Trouxe á Sociologia, uma visão de que seja uma Ciência, algo que tenha métodos, algo exato, algo que seja necessário, para evitar problemas, sociais e suas consequências.

Grato,

Gente se alguém tiver uma opinião contrária à minha ou, até mesmo questionamentos, fiquem a vontade, aliás conhecimento nunca é o suficiente. 


carlosreblim: Ah tem também a alienação, que e um outro fato social relevante!
Perguntas interessantes