De que forma a propaganda oficial reforçou a percepção dicotômica da Guerra Fria?
Soluções para a tarefa
Resposta:A Guerra Fria foi um período de tensão permanente entre os Estados Unidos e a União Soviética que se estendeu entre o fim da II Guerra Mundial (1945) e a caída do muro de Berlim (1990). Essa tensão envolvia a disputa pela liderança mundial entre dois sistemas econômicos e sociais opostos: o capitalismo (sustentado pelos EUA) e o comunismo (sustentado pela URSS). Foi um período de conflitos por áreas de influência o que gerou confrontos armados e derrubadas de governo, e pela disputa armamentista e tecnológica que alimentou a corrida espacial e os testes atômicos em todo planeta.
Explicação:
A propaganda oficial, tanto dentro do bloco capitalista quanto do bloco socialista, reforçava uma visão simplista de mundo, apresentando sempre o outro lado como terrível e defendendo a ideia de que apenas as ideias oficiais do bloco (fossem as do capitalismo ou as do socialismo) poderiam trazer o progresso.
Isto fez com que houvesse uma profunda divergência ideológica entre os habitantes dos países nos dois blocos, com uma população radicalizada que apoiava, motivados pela propaganda, perseguições contra aqueles que viam como "inimigos nacionais", ou seja, pessoas que pensavam diferente daquilo que a propaganda divulgava.