De que forma a presença da família real portuguesa contribuiu para a independência do Brasil? Me ajudem pfvr
Soluções para a tarefa
Resposta: Isso é bem simples, ao passo que interessante. Primeiro, porque a família real veio ao Brasil?
Explicação:
A coroa portuguesa precisou se retirar do país graças à invasão francesa durante o expansionismo napoleônico. Ela se retirou para o Brasil e abandonou o país.
Só a vinda da Família Real, por si só, já desenvolveu a capital brasileira da época (Rio de Janeiro). Mas não vou aprofundar esse aspecto, visto que não parece ser sua pergunta. Quando se fala em independência, a contribuição foi simples: uma Portugal tomada pela França, não poderia mais controlar tão rigidamente as imposições do pacto colonial.
Além disso, quando o Congresso de Viena requisitou os grandes monarcas da época para arrumar a bagunça que Napoleão fez na Europa, D. João VI precisou elevar o Brasil à posição de Reino Unido de Portugal e Algarves, fato que, em suma, desfez a relação colônia-metrópole que havia entre, respectivamente, Brasil e Portugal. Isso deu muita autonomia ao Brasil, em comparação ao período colonial, e claro, depois que se ganha, não se quer perder.
D. João volta, então, a assumir o trono português em 1820 e deixa D. Pedro aqui para governar. Mas a elite brasileira, já acostumada com o gosto da autonomia, não aceitava a proposta portuguesa de retornar o país ao posto de colonia. Em 1822, por pressão da elite Nacional, D. Pedro declara nossa independência.