De que forma a política do segundo governo Vargas foi influenciada pela Guerra Fria
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Guerra Fria afetou o segundo governo de Getúlio Vargas criando uma série de pressões ideológicas que obrigavam o político, que liderou o país pela primeira vez entre 1930 e 1945 e foi marcado pelo populismo, se posicionasse atendendo ao mesmo tempo aos interesses do capitalismo internacional e à sua imagem de "Pai dos Pobres".
Eleito para a Presidência em 1951, Vargas, que já havia aproximado Estados Unidos e Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, defendia um sistema econômico que, por um lado, acelerava a implementação do capitalismo no país e, por outro, defendia uma certa autonomia nacional, tendo sido muito criticados tanto por setores mais à esquerda (que defendiam uma aproximação com os soviéticos) quanto mais à direita (que o criticavam pelo sue populismo).
Acabou suicidando-se para fugir da pressão política que sofria dos militares, tendo impedido, com seu suicídio, por mais dez anos o Golpe Militar, que já naquela ocasião ameaçava instaurar-se para "proteger o Brasil do comunismo".
A guerra fria afetou diretamente o segundo governo de Getúlio Vargas, pois trouxe consigo várias expressões ideológicas, obrigado aos políticos a se posicionarem diante das expressões.
Getúlio Vargas
O governo de Getúlio Vargas teve como característica o populismo mesmo atendendo a interesses do capitalismo internacional ficando assim com a imagem de "pai dos pobres".
Durante seu governo, Getúlio Vargas sofria muita pressão principalmente por defender um sistema econômico que buscava acelerar a implantação do capitalismo, mas de uma forma que o país ainda assim tivesse autonomia.
Getúlio sofreu tanta pressão política que acabou se suicidando no momento em que ameaçavam instalar o golpe militar como uma forma de "proteger o Brasil do comunismo".
Entenda mais sobre Getúlio Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/40322777
#SPJ2