História, perguntado por katlenlima2010, 1 ano atrás

De que forma a perestroika e a glasnost contribuíram para o processo de reunificação da Alemanha ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Romano
31
A perestroika,restruturação,e a glasnot,transparencia,influenciaram de forma efetiva para o advinto de inumeras tranasformações como a abertura gradual da economia,como a possibilidade da ocorrencia de propriedades privadas.Já a glasnost como forma de mudança politica começava a expor a necessidade da democracia com o advinto do pluripartidarismo.Esses fatores desencandiaram diversas manisfetações,devido ao enfraquecimento da doutrina que lenin e stalin implantaram na antiga URSS,o que deixava claro o processo de reunificação da Alemanha
Respondido por vidinharego
2

A democratização do Partido Comunista da União Soviética, que controlava a parte leste da Alemanha,  foi promovida através das políticas da perestroika ( Reconstrução) e glasnost (Abertura) do Partido de Mikhail Gorbachev. Essas politicas abriram espaço para a abertura da união soviética o que culminou na queda do Mde Berlim e reunificação da Alemanha.

Explicação:

Na década de 1980, a União Soviética foi engolida por uma infinidade de problemas. A economia, começou a desmoronar. O país carecia de avanços tecnológicos e usava fábricas ineficientes, enquanto os consumidores compravam produtos de baixa qualidade e sofriam com a escassez de liberdades sociais. Para reformar a perturbada União Soviética, a democratização do Partido Comunista foi promovida através das políticas de "perestroika" e "glasnost" da secretária do Partido.

Perestroika refere-se à reconstrução do sistema político e econômico estabelecido pelo Partido Comunista.  Economicamente, a Perestroika pediu a desmonopolização e permitiu que algumas empresas semi-privadas funcionassem. O objetivo era criar um sistema de mercado semi-livre, refletindo práticas capitalistas bem-sucedidas nas economias estrangeiras. Infelizmente, essa economia levou tempo para prosperar, e as pessoas se viram presas a uma economia desgastada, que levou a longas filas, greves e distúrbios civis.

O termo “Glasnost” significa “abertura” e era o nome das reformas sociais e políticas para conceder mais direitos e liberdades ao povo soviético. A explosão de informações sobre crimes e crimes cometidos pelo governo causou pânico nas pessoas, que estavam acostumadas a viver sem informações e levou a várias manifestações contrarias ao governo.

       

Essas políticas entraram em vigor de 1985 a 1991, quando Boris Yeltsin se tornou o primeiro presidente popularmente eleito da Rússia.  Reconstruir a organização da União Soviética mostrou-se difícil e os efeitos foram confusos; enquanto mais liberdades sociais eram permitidas, mais a  economia estava em deterioração e a agitação social crescia entre o povo. Glasnost e Perestroika eventualmente ajudaram a causar a queda da União Soviética e o fim da Guerra Fria, que durou de 1945 a 1991.

Para saber mais:

https://brainly.com.br/tarefa/760388

https://brainly.com.br/tarefa/7644301

https://brainly.com.br/tarefa/1790384

Grande Abraço

Anexos:
Perguntas interessantes