História, perguntado por nayaralangoski, 10 meses atrás

de que forma a memória história dos povos africanos eram realizadas​

Soluções para a tarefa

Respondido por Isasouza2606
0

Resposta:

Ao remetermos à abordagem da memória em nosso estudo, temos em mira que as pesquisas concernentes a esta temática recorrente no interesse de historiadores e estudiosos da literatura tornam-se relevantes à medida que buscam investigar aspectos da cultura popular, da vida em comunidade, sublinhando ainda a identidade de um povo, ao atentar para seus costumes, religiosidade, tradições, enfim, nuanças que dizem respeito à constituição social da memória.

Percorrendo o passado e os meandros da valorização da memória para a constituição da história e da identidade de um povo, podemos reportar às civilizações antigas para entender a origem da história atrelada aos mitos. O terreno sobre o qual

a história inicia seu trabalho perscrutador será, assim, sistematizado pelo aspecto mítico, sendo os mitos fornecedores de respostas para todas as perguntas, esclarecedores daquilo que no passado não pareceu compreensível. Ocorre que os relatos míticos emergidos com a tradição, fundada em aspectos religiosos, em costumes muito antigos, fornecem, há tempos, subsídios indispensáveis para se compreender o que caracteriza, dá forma e garante o funcionamento a uma sociedade.

É sabido que os mitos, as crenças, matizados por acervo religioso, histórico e, muita vez, imaginário, eram transmitidos via oralidade, ratificando, desta feita, o estabelecimento de uma tradição. A perpetuação desta, sua presentificação e/ou cristalização no imaginário coletivo, divulgada através da oralidade, encontrará, pois, veículo poderoso nos textos literários, asseverando a estreita relação entre história e literatura.

Perguntas interessantes