De que forma a internet auxilia os movimentos sociais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Os meios de comunicação são muitas vezes os primeiros alvos dos governos totalitários, sendo censurados na tentativa de controle da população. “Enquanto nos meios de massa a comunicação se daria no sentido um para todos, ou seja, de um polo emissor para uma audiência difusa, com a internet a comunicação seria todos-todos. Essa contraposição, de certa forma, é bem limitadora, e poderíamos relacionar críticas a elas. O que vale, no entanto, a partir dessa tipologia de diferentes momentos da comunicação, é entender para onde aponta: um ecossistema midiático complexo, que, de certa forma, dificulta os controles”, diz Cruz.
No caso egípcio, a utilização das mídias sociais foi fundamental para a organização da sociedade civil em 2011. O movimento social local, juntamente com as mídias estrangeiras, tornaram-se globais. O governo chegou até a suspender o uso da internet, mas desistiu. “Os impactos econômicos que tais medidas poderiam representar para empresas transnacionais lá instaladas fizeram com que o governo recuasse”, analisa Cruz.
Nos Estados Unidos, o movimento Occupy Wall Street, tornou-se o evento do ano em 2011 e afetou a maior parte do país, protestando contra a desigualdade social e a corrupção. No Brasil, o país vivenciou em junho do ano passado eventos que demonstram que há forte interação entre os movimentos de internet e os presenciais. “As jornadas de junho no Brasil e os protestos em larga escala em outros países mostraram que há uma ação muito articulada entre o ativismo online e a ocupação das ruas”, relaciona Cruz.