De que forma a Inglaterra passou de uma monarquia absolutista para uma monarquia constitucionalista?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Monarquia absoluta ou absolutista, que se opõe à monarquia tradicional e à monarquia constitucional é, segundo a definição clássica, a forma de governo monárquico ou monarquia na qual o monarca ou rei exerce o poder absoluto, isto é, independente e superior ao poder de outros órgãos do Estado. O monarca está acima de todos os outros poderes e concentra em si os três poderes do constitucionalismo moderno - legislativo, executivo e judiciário.
Diferente de Henrique VIII e Elizabeth, que governavam com o apoio do parlamento, Jaime I Stuart, tentou fazer valer a doutrina do direito divino dos reis, que legitimava as monarquias absolutistas. Em 1610, ele dissolveu o parlamento e governou com pode absoluto até 1621.
Seu filho, Carlos I, assumiu em 1625 e deu continuidade a politica absolutista, ele convocou o parlamento em 1640 para reunir fundos para desarticular uma revolta, mas o parlamento exigia o fim do govento arbitrário do rei.
O conflite entre o rei e o parlamento deu origem a uma guerra civil, chamada de Revolução Puritana.
Sob a liderança de Oliver Cromwell,o exercito do novo tipo executou o rei,e a Inglaterra tornou-se república.
Após a morte de Cromwell, o parlamento restaurou a monarquia Stuart, com o monarca tendo poderes limitados. O rei Jaime II queria restaurar o absolutismo, o parlamento, junto com comerciantes e grande proprietários depôs Jaime II, em 1688.
O conflito fico conhecido como Revolução Gloriosa,assumiram o trono Guilherme de Orange e Maria Stuart. Guilherme foi obrigado a jurar a Declaração dos Direitos, que limitava os direitos do rei e o proibia de governar sem o parlamento.