De que forma a crise economico-financeira mundial de 1929 contribuiu para o enfraquecimento dos cafeicultores e o fim da política oligárquica e a consequente ascensão de Getúlio Vargas ao poder no ano seguinte
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
A crise econômica de 1929 impactou os principais países compradores de café, com isso o preço do café caiu na bolsa de mercadorias.
Os cafeicultores sofreram prejuízos e houve a queima do café, o governo comprava grandes quantidades de café e as queimava para que o preço não baixasse mais.
O café era a principal fonte econômica brasileira e o país perdeu isso. Os políticos estavam ligados à cafeicultura e com isso deu-se espaço para Vargas.
Quer saber mais sobre a crise de 1929? acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/814956
Sucesso nos estudos!!!
Resposta:
A quebra da bolsa de valores de Nova York, gerou uma crise econômica mundial que duraria por anos, resultando na redução das exportações de café. A produção de café era a maior economia brasileira da época, a falência do principal grupo econômico do país representou também a falência da estrutura política que organizava a sociedade brasileira.
São Paulo e Minas Gerais tinham uma aliança política chamada Política do café com leite, os dois estados há muito tempo alternavam os indicados ao posto da presidência do país, entretanto, o presidente Washington Luís rompeu com a alternância e novamente indicou um político paulista para concorrer à presidência, Júlio Prestes. Não contente com o posicionamento paulista, o Partido Republicano Mineiro resolveu criar a Aliança Liberal com as forças políticas dos estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba, cujo candidato era o governador gaúcho Getúlio Vargas, e tendo João Pessoa, governador da Paraíba, como candidato a vice-presidente.
Assim, a Primeira República chegara ao fim, e junto com ela a política oligárquica.
Explicação: