de que forma a colonização europeia provocou mudanças na sociedade e na geografia africana
Soluções para a tarefa
Destruição da propriedade coletiva de prestar trabalhos forçados e pagar pesados impostos em gêneros, interrompeu as iniciativas de formar indústrias nacionais, a redefinição das fronteiras africanas acabaram por reunir sob os mesmos territórios povos diferentes e até inimigos, a política de segregação racial que negava aos negros viver com dignidade.
do solo e da agricultura comunitária de subsistência (os povos nativos
trabalhavam em latifúndios ou eram forçados a migrar para áreas difíceis de plantar), obrigação
O continente africano e o asiático foram os últimos a serem colonizados pelos europeus. Nas Américas, o processo de colonização teve início ainda no século XVI. Três séculos mais tarde o continente americano já havia sido descolonizado e a Primeira Revolução Industrial se encontrava em plena expansão. Diante disso, os europeus buscaram novas fontes de recursos para abastecer as suas indústrias.
No século XIX, as nações europeias, como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda e Alemanha, começaram a explorar de maneira efetiva o continente africano e o asiático. A Revolução Industrial motivou esses países a explorar matérias-primas, especialmente minérios, dentre os quais podemos destacar o ferro, cobre, chumbo, além de produtos de origem agrícola, como algodão e borracha; todos fundamentais para a produção industrial.
As nações americanas que foram descolonizadas se tornaram um mercado promissor para os produtos industrializados europeus, tendo em vista que a procura na Europa por tais mercadorias estava em queda.
As potências europeias, para garantir matéria-prima, ocuparam os territórios contidos no continente africano. Logo depois, promoveram a partilha do continente entre os principais países europeus da época, dando direito de explorar a parte que coube a cada nação.
Explicação: