De que forma a água potencializa o modelado do relevo??
Soluções para a tarefa
Resposta:
A água de diversas formas alteram o relevo, de rios, cidades e florestas. Como exemplo estão as gotas de água de chuvas, que ao terem contato com o solo durante um longo periodo de tempo, acabam criando erosões. As ondas e correntezas de rios também fazem parte dos fatores para erosões, arrastando pedras e areia das margens.
Resposta:
superfície terrestre não é retilínea, pelo contrário, há uma enorme irregularidade ao longo da mesma. As irregularidades da superfície terrestre constituem os relevos, que são formados a partir de fatores internos (tectonismo e vulcanismo) e externos (vento, gelo, homem e água).
O relevo é modelado externamente através de processos erosivos. Dentre os agentes externos, o que mais se destaca na formação do relevo são as forças das águas. Isso acontece porque a água da chuva produz enxurradas e deslizamentos de terra em encostas.
O deslizamento de terra acontece em razão da quantidade elevada de chuva. Com a incidência desse fenômeno climático, o solo absorve uma enorme quantidade de água e fica saturado, de forma que não se sustenta compacto. Deste modo, o solo se fragmenta e provoca o deslizamento de terra, que ocorre em áreas de relevo acidentado.
A chuva também pode formar grandes erosões no solo, especialmente em locais onde a cobertura vegetal original foi retirada. Assim, o solo fica descoberto e propício ao surgimento de erosões. Toda mudança no relevo em resultado da força da água da chuva recebe o nome de erosão pluvial.
espero ter ajudado!!