História, perguntado por nokasgaspar2006, 6 meses atrás

de que forma a 1ª guerra mundial se tornou num conflito mundial

Soluções para a tarefa

Respondido por imacedo66
1

Resposta:

Início da Primeira Guerra Mundial

O estopim para a primeira grande guerra foi a morte de Francisco Ferdinando, herdeiro da Áustria, que foi assassinado por um sérvio. Tal fato resultou no início do conflito entre a Áustria-Hungria e o reino da Sérvia.

Desenvolvimento da Primeira Guerra Mundial

A primeira guerra teve três fases.  São elas:

Primeira Fase: conhecida como Guerra de Movimento. Momentos iniciais da disputa no qual as alianças foram formadas.

Segunda fase: chamada de Guerra de Trincheiras. Nesse momento foram construídas as trincheiras (escavação do solo que servia para abrigar os combatentes) e apareceram novas armas – metralhadoras e tanques, por exemplo.

Terceira fase: ofensivas.

Inicialmente, os países apresentavam um equilíbrio entre o número de soldados, equipamentos e recursos. Algumas nações não tinham armamento potente, mas dominavam os mares, por exemplo.  

A Alemanha tinha uma artilharia pesada, possibilitando a passagem pela Bélgica e o rompimento  da fronteira francesa no caminho para Paris. Nesse momento aconteceu a Batalha de Marne, e os franceses conseguiram conter os alemães, que foram obrigados a recuar.

A partir desse evento surgiram as trincheiras, dando o nome a segunda fase do conflito – Guerra das Trincheiras. Os exércitos alemães e franceses formaram as trincheiras na frente ocidental e se enfrentaram com metralhadoras e canhões.  

Os países da Aliança Entente recebiam dinheiro emprestado dos Estados Unidos, que até o ano de 1917 não participavam diretamente da guerra. Foi a partir desse ano que o país, com receio de perder o poder imperialista e industrial para Alemanha, resolveu entrar na disputa. Esse momento também foi marcado pela saída da Rússia após a Revolução Russa, que implantou o regime socialista no país.

Os líderes da Alemanha, apesar das diversas derrotas, não se rendiam e continuavam na guerra. O povo alemão, por outro lado, já estava cansado e se revoltou contra o imperador, forçando-o a sua saída.

Tal fato provocou a formação de um novo governo, e no dia 11 de novembro de 1918 a primeira guerra mundial chegou ao fim. No entanto, apenas em 1919 que a paz realmente foi firmada pela assinatura do Tratado de Versalhes.

Brasil e a Primeira Guerra Mundial

No começo da primeira guerra o Brasil se manteve neutro em relação ao conflito. A princípio, apenas enviava  oficiais para compor o exército alemão. O países passou a participar da guerra após a Alemanha bombardear um dos seus navios, em abril de 1917. Isso fez com que as relações diplomáticas entre ambos fossem rompidas. Em maio do mesmo ano mais dois navios foram atingidos no litoral europeu.  

O Brasil, então, confiscou navios mercantes que estavam nos portos brasileiros, proibindo que os alemães em território nacional participassem de qualquer tipo de comércio exterior, além da cassação de licenças de bancos e seguros alemães.

Em relação à América do Sul, o Brasil foi o único que participou da primeira guerra como combatente, já que as outras nações optaram apenas por romper as relações diplomáticas com os alemães ou se manteram neutras.

Para o combate foram enviadas diversas embarcações dos estados brasileiros e auxílio médico para os  nos combates aéreos. No ano de 1919 o país também participou da Conferência da Paz, realizada em Versalhes. Nesse momento, a ligação entre as nações foi estabelecida,  favorecendo a criação da ONU – Organização das Nações Unidas.

Então ta meio longo mais espero ter ajudado

Perguntas interessantes