De que fatores depende a quantidade de energia diária que uma pessoa precisa?
Soluções para a tarefa
Resposta: A quantidade de energia que necessitamos diariamente depende de fatores como peso atual, peso ideal, atividade física, altura e composição de massa magra e gorda. Expressamos essa necessidade calórica em quilocaloria (Kcal), mas a atenção maior não deve ser dada à quantidade de energia que precisamos e sim como ela é composta.
Por exemplo, se nossa necessidade diária é de 1.500 Kcal para mantermos nosso peso ideal e consumirmos essas calorias em batata frita, vamos manter o peso, mas não estaremos suprindo nosso organismo como os nutrientes que ele precisa. O valor energético deve estar sempre acompanhado do equilíbrio de nutrientes consumidos.
Nossos hábitos alimentares foram construídos ao longo de nossa vida e para serem alterados são indispensáveis incorporarmos as mudanças ao nosso estilo de vida, aos nossos costumes e gostos. Isso não significa que nunca mais poderemos consumir um daqueles alimentos cruéis ao organismo. Desde que seja na medida certa, não há problema.
O organismo adapta-se a várias situações. Quando você pula refeições ou fica dias em regime de "guerra", seu metabolismo fica mais lento e passa a poupar energia, ou melhor, guarda a energia poupada sob forma de tecido adiposo. Aí, além de passar fome, tudo o que consumir será poupado. Por isso, o ideal é não fazer regimes malucos e não permanecer mais de quatro horas em jejum.
Comece seu dia com um bom café da manhã e se for demorar para almoçar, lembre-se de fazer um pequeno lanche, depois almoce e novamente tome um lanche. À noite, jante e se for dormir tarde inclua um leve lanche noturno.
Explicação: