"(...) De qualquer forma o fato é que a partir de 1315 grandes chuvas se abateram sobre a Irlanda, Escócia, Inglaterra, França, Itália do Norte e planícies germano-polonesas até a Rússia. A maioria das colheitas foi perdida gerando a "fome europeia". [...] A consequência imediata de tal situação foi o enfraquecimento da população e sua vulnerabilidade em face das pandemias, como a Peste Negra de 1348"
O texto acima aponta para uma das causas para a Grande Fome do século XIV. Uma consequência desse episódio foi:
A) A disseminação de doenças como a Peste Negra, pois a fome enfraqueceu a população.
B) A eclosão de uma longa guerra entre cristãos e muçulmanos, como havia ocorrido nas Cruzadas.
C) A tomada do poder na França pelos camponeses que estavam famintos e eram explorados.
D) O reflorestamento de áreas agrícolas com o intuito de evitar grandes alterações climáticas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É a letra b
Explicação:
Atualmente, o chamado Reino Unido é uma união política e territorial que abrange a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. Na verdade, apesar do termo “unido”, que subentende uma relação pacífica entre as quatro nações envolvidas, na prática, principalmente na Irlanda, não é o que tem acontecido através dos tempos.
Localizada à oeste da Inglaterra, a Irlanda passou a ter interferência política externa a partir de 1175. Neste ano, o monarca Henrique II, da Inglaterra, conquistou a região, determinando que a partir daquele momento a Irlanda ficaria sujeito às leis inglesas.
Quando em 1534, no contexto da Reforma Protestante, Henrique VIII rompe-se com a Igreja Católica e funda a Igreja Anglicana, a Irlanda, que era de maioria católica, viu-se obrigada a adotar a mesma “religião” da Inglaterra: o Anglicanismo.
Apesar da imposição dos Henriques, é importante destacar que não é a questão religiosa, o maior problema entre Irlanda e Inglaterra e sim, a questão política, territorial e nacionalista dos irlandeses.
A religião apenas foi incorporada ao conflito já existente. Assim, manter a religião católica passou a ser encarado como uma forma de protesto contra os ingleses. O que é perfeitamente compreensível se entendermos que naquela época a religião era ligada ao estado, sendo muitas vezes utilizada como forma de garantir o poder. [1]
No século XVII a Inglaterra passa por várias transformações sociais e políticas. E o protestantismo implantado na região desde meados do século anterior, coopera para o surgimento de muitas contendas religiosas que dividem a sociedade britânica. Em 1603, por exemplo, a dinastia Stuart, na pessoa de Jaime I, chega ao trono inglês. Este reina sobre a chamada “União das Três Coroas” (Inglaterra, Escócia e Irlanda), por um período de 22 anos, até sua morte, mas não consegue apoio do Parlamento. Após sua morte, em 1625, seu filho Carlos I assume o poder, dissolve o parlamento e tenta impor a religião anglicana aos presbiterianos escoceses.
Resposta:
item b
Explicação:
espero ter lhe ajudado