De qual país o Brasil se aproxima durante os governos Jânio Quadros/João Goulart? Isso irritou qual outro país? Qual era o contexto histórico no mundo nesse período?
Soluções para a tarefa
Jânio Quadros tinha orientação política conservadora e profundamente antigetulista (contra Getúlio Vargas). Ele construiu a sua carreira política em São Paulo, elegendo-se prefeito da cidade e governador do estado durante a década de 1950. A ascensão política de Jânio ocorreu a partir da exploração de sua imagem como “antipolítico” ou como o candidato que não se encaixava no “perfil padrão” do político brasileiro da época.
Sua carreira política foi construída em um partido pequeno do período da Quarta República: o Partido Democrata Cristão (PDC). Por sua orientação ideológica, Jânio Quadros chamou a atenção de Carlos Lacerda (grande nome da União Democrática Nacional - UDN), o qual apresentou Jânio Quadros como uma possibilidade (que foi aceita) de candidato da UDN para a eleição em 1960.
Durante a campanha eleitoral, Jânio Quadros realizou ataques contra a corrupção na política e contra os gastos exagerados realizados durante o governo JK. Jânio prometeu moralização da política a partir de um jingle em que era cantado que Jânio varreria a corrupção do Brasil. Por fim, o candidato udenista prometeu que tomaria ações para garantir a continuidade do crescimento da economia brasileira.
A eleição presidencial foi realizada em outubro de 1960, e os resultados foram: Jânio Quadros venceu a eleição obtendo 48% dos votos. O resultado dessa eleição também determinou que João Goulart (candidato da chapa de Henrique Teixeira Lott) seria vice-presidente.
Isso aconteceu porque o código eleitoral do Brasil à época determinava voto separado para presidente e vice.O resultado eleitoral com a vitória de representantes de diferentes chapas eleitorais já criava as condições necessárias para a crise política que marcaria o país durante o ano de 1961.