História, perguntado por lucasorates20, 11 meses atrás

De qual maneira ocorreu a aliança entre a igreja católica e o Reino franco? ((matéria de historia aula online 7'Ano :)

Soluções para a tarefa

Respondido por cristinaoliveira05
3

Resposta:

Em 496, Clóvis tornou-se o primeiro rei franco a se converter ao cristianismo. No poder, Clóvis, à frente de seus guerreiros, enviou expedições armadas contra outros povos germanos: os alamanos, os borgúndios e os visigodos. Ao vencer esses povos, anexou suas terras e passou a reinar sobre a região onde é hoje a França e parte da Alemanha. Um dos fatores que ajudaram o rei Clóvis nessas conquistas foi sua conversão ao cristianismo e a aliança que estabeleceu com a igreja católica. Após sua morte, em 511, o Reino franco foi dividido entre seus quatro filhos e depois reunificado por duas vezes ao longo do século VII. Clóvis e seus sucessores pertenciam à dinastia dos merovíngios, nome dado em homenagem ao avô, um personagem lendário chamado Meroveu.

Dois séculos depois, o Reino franco se viu ameaçado em sua fronteira oeste pelo avanço dos muçulmanos, que conquistaram a península Ibérica em 711. Por essa época, o poder dos reis merovíngios estava enfraquecido, pois os sucessores de Clóvis ocuparam-se principalmente de festas, caçadas e torneios de esgrima; por isso ficaram conhecidos como reis indolentes. Quem realmente exercia o poder era o principal funcionário do reino, o majordomus, que era também chefe da nobreza. Em 732, o majordomus Carlos Martel se colocou à frente do exército franco e venceu os muçulmanos na batalha de Poitiers, fortalecendo, assim, a aliança entre o Reino Franco e a Igreja católica. Em 751, seu filho Pepino, derrubou do trono o último soberano merovíngio, Childerico III, e se fez coroar rei dos francos inaugurando a dinastia carolíngia. Pepino foi reconhecido como rei pelo papa, que assim tornou legítimo o golpe desfechado. O papa, por sua vez, pediu ao rei franco que o defendesse dos lombardos, povo que também era de origem germânica e que, tendo se instalado na península Itálica, ameaçava assaltar Roma, a sede do papado.À frente de seus cavaleiros, Pepino invadiu a Itália, derrotou os lombardos que ameaçavam Roma e reconheceu o papa


cristinaoliveira05: Consigo resumir um pouco
lucasorates20: ok
cristinaoliveira05: Em 496, Clóvis tornou-se o primeiro rei franco a se converter ao cristianismo.
No poder, Clóvis, à frente de seus guerreiros, enviou expedições armadas contra outros povos germanos: os alamanos, os borgúndios e os visigodos.
cristinaoliveira05: Um dos fatores que ajudaram o rei Clóvis nessas conquistas foi sua conversão ao cristianismo e a aliança que estabeleceu com a igreja católica.
cristinaoliveira05: Após sua morte, em 511, o Reino franco foi dividido entre seus quatro filhos e depois reunificado por duas vezes ao longo do século VII.
Clóvis e seus sucessores pertenciam à dinastia dos merovíngios, nome dado em homenagem ao avô, um personagem lendário chamado Meroveu.
cristinaoliveira05: Por essa época, o poder dos reis merovíngios estava enfraquecido, pois os sucessores de Clóvis ocuparam-se principalmente de festas, caçadas e torneios de esgrima;
cristinaoliveira05: Em 732, o majordomus Carlos Martel se colocou à frente do exército franco e venceu os muçulmanos na batalha de Poitiers, fortalecendo, assim, a aliança entre o Reino Franco e a Igreja católica.
Em 751, seu filho Pepino, derrubou do trono o último soberano merovíngio, Childerico III, e se fez coroar rei dos francos inaugurando a dinastia carolíngia.
lucasorates20: obrigado
cristinaoliveira05: eu não consegui colocar tudo em um só comentário
cristinaoliveira05: dn
Perguntas interessantes