Biologia, perguntado por nicolaszika952, 10 meses atrás

'De onde vem o Oxigênio que participa dos processos aeróbicos da Cadeia respiratória e afinal porque é correto afirmar que sua presença é fundamental no processo da cadeia transportadora de elétrons?

Soluções para a tarefa

Respondido por luisluisricardoricar
3

Resposta:

O oxigênio vem da hematose (troca gasosa de gás carbônico por oxigênio) que acontece nos alvéolos pulmonares e depois vão para a corrente sanguínea até chegar nas mitocôndrias.

A última etapa da respiração celular ocorre no interior das mitocôndrias, mais precisamente nas cristas mitocondriais. Essa etapa é chamada de fosforilação oxidativa, uma vez que se refere à produção de ATP a partir da adição de fosfato ao ADP (fosforilação). A maior parte da produção de ATP ocorre nessa etapa, na qual acontece a reoxidação das moléculas de NADH e FADH2.

Nas cristas mitocondriais são encontradas proteínas que estão dispostas em sequência, as chamadas cadeias transportadoras de elétrons ou cadeias respiratórias. Nessas cadeias ocorre a condução dos elétrons presentes no NADH e no FADH2 até o oxigênio. As proteínas responsáveis por transferir os elétrons são chamadas de citocromos.

Os elétrons, ao passarem pela cadeia respiratória, perdem energia e, no final, combinam-se com o gás oxigênio, formando água na reação final. Apesar de participar apenas no final da cadeia, a falta de oxigênio gera o interrompimento do processo.

A energia liberada através da cadeia respiratória faz com que os íons H+ concentrem-se no espaço entre as cristas mitocondriais, voltando à matriz. Para voltar ao interior da mitocôndria, é necessário passar por um complexo proteico chamado de sintase do ATP, onde ocorre a produção de ATP. Nesse processo são formadas cerca de 26 ou 28 moléculas de ATP.

Perguntas interessantes