Filosofia, perguntado por catarine644, 11 meses atrás

De onde vem o mundo? De onde vem o universo? Tudo o que existe tem que ter um começo. Portanto, em algum momento, o universo também tinha de ter surgido a partir de uma outra coisa. Mas, se o universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa também devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia, alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? A grande questão para os primeiros filósofos não era saber como tudo surgiu do nada. O que os instigava era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou flores multicoloridas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Arisilva666
65
Da transformação tudo se transforma pra criar outra materiai a terra por exemplo é uma prova disso milhares de anos pra se transforma no ambiente perfeito a vida o universo pode se dizer que é a mesma coisa mais em dimensão de tamanho incalculável oque está fora do nosso alcance talvez nunca va ser respondido.
Respondido por gustavozamonerp7eob3
31
Catarine, creio que não teremos satisfação em qualquer resposta que possa ser formulada à partir dessas perguntas. Eu estou lendo atualmente o mundo de sofia também e essas dúvidas tem me intrigado bastante. A gente está acostumado à ouvir que Deus criou o universo e todas as coisas, mas isso pressupõe que havia Deus antes do universo e de todas as coisas, então, Deus transcenderia o universo e consequentemente faria parte de uma realidade em que ele não poderia ter criado à si mesmo à partir do "nada", haja vista que para se "auto-criar" seria necessário a ideia de si, que viria de alguma experiência, que por sua vez viria da consciência, que por sua vez viria... 
Do macro ao micro, sempre haverá o mistério. A dúvida é a nossa única certeza. Cabe-nos questionar se essa dúvida é condição de existência, ou se é ignorância mesmo.

Perguntas interessantes