Música, perguntado por geovannasilvampe38s8, 11 meses atrás

Dê o significado da música Morena Tropical para os dias atuais.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por chromecamilla
2

Mais do que exposição, ela é atitude enunciada, o que permite que os sujeitos envolvidos a materializem em seu ritual particular de envolvimento. O sujeito da enunciação pode ser homem ou mulher, aspecto que garante a universalidade da obra.

Sua primeira manifestação na realidade poética é volitiva. O verbo dá o tom: “quero”. O que se quer vem expresso em seguida, na medida em que as características da morena se confundem com a das diversas frutas enunciadas.

A metaforização promove a exaltação dos traços do objeto de desejo. Seus olhos são como jaboticabas e a própria noite. A pele é macia. Mais além, a discrepância humaniza a figura: o beijo é travento, mas a saliva é doce. E a “fruta de vez temporana”, o que se tem deste verso que apela para uma construção regional, não tão popular? “Fruta de vez” é aquela que ainda não está madura. A morena ainda é jovem. E “temporana”? Provavelmente, vem da palavra temporão, que significa “precoce”, “prematuro”.

Assim, a canção de Alceu Valença representa o amor que nasce da atração física (Ragavat), segundo Vatsyayana, ou o amor dos corpos, de Georges Bataille.

Respondido por Leticiahora1234
4

A música compara a beleza física da mulher brasileira com a natureza também brasileira. Cada fruta representa uma parte do corpo feminino, realçando sua cor, o seu sabor.

Da manga rosa (a mulher, sua cor)

Quero gosto e o sumo (vai do sabor mais sutil ao mais concentrado, evocando uma necessidade de experimentação por completo do corpo dela)

A morena é uma fruta rara, que não dá em qualquer estação, que tem tempo certo para ser cortejada (colhida).

O interessante é que Alceu Valença diz em certos momentos “vem me desfrutar” e em outros “vou te desfrutar”, criando assim uma relação de igualdade no desejo dos amantes pelo corpo do outro. Aqui não é somente ele quem gosta, que acha saboroso, é uma relação de troca. Como se um pedaço de fruta levada a boca fosse sabereado do mesmo modo que ele se deliciaria com a doce saliva.

Perguntas interessantes