De o nome E a função das organelas 2,3,4 e 5
Soluções para a tarefa
Resposta:
2 - Mitocôndrias
As mitocôndrias possuem dupla membrana com muitas dobras que são chamadas de cristas mitocondriais.
Elas possuem DNA e ribossomos próprios, elas são capazes de se multiplicar, assim como as bactérias.
Sua função é realizar a respiração celular, o processo que produz a maior parte da energia que é utilizada por todas as células para realizar suas funções vitais.
3 -Aparelho de Golgi
O aparelho de Golgi, conhecido também como complexo de Golgi ou complexo Golgiense, é o responsável por armazenar e modificar as proteínas com a adição de um açúcar para que elas não se tornem inativas.
Também são eles que transportam as proteínas que foram sintetizadas pelo retículo endoplasmático rugoso.
Além disso, o complexo de Golgi sintetiza polissacarídeos e produz o acrossomo nos homens, a parte anterior dos espermatozoides.
4- Plastídios ou plastos
Os plastídios são organelas exclusivas das células vegetais e das algas. Eles podem ser de três tipos: leucoplastos, cromoplastos, cloroplastos. Eles possuem a capacidade de se transformarem um no outro de acordo com a necessidade da planta.
Os leucoplastos não possuem pigmentos que dão cor, geralmente eles armazenam amido e, geralmente, estão presentes em caules e raízes.
Os cromoplastos são plastídios que possuem pigmentos, eles são os responsáveis pela cor de frutos, flores e até de raízes como a cenoura.
Os cloroplastos são os plastídios mais conhecidos, eles são os responsáveis pela cor verde das plantas que é proveniente da clorofila.
A clorofila é um pigmento fotossintetizante, por isso, os cloroplastos estão diretamente envolvidos no processo de fotossíntese.
5 -Vacúolos
Os vacúolos podem até estar presentes em algumas células animais, entretanto, essa é uma organela característica de células vegetais.
Ela pode ocupar praticamente todo espaço do citoplasma e é responsável por armazenar substâncias e excretas das células.
Os vacúolos também atuam para manter o turgor da célula, ou seja, regula a pressão osmótica para que a célula não arrebente nem colapse suas paredes.