Dê o nome dos alcadienos abaixo:
a) CH2=CH-CH2-CH=CH2
b) CH2= CH- CH2 -CH2-CH2-CH=CH2
c) CH2=-CH2-CH2-CH2-CH=CH2
d) CH=CH=CH2
e) CH2=C=CH-CH3
f) CH3-CH2-CH2-CH=CH-CH3
g) CH2=CH-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2CH=CH2
h) CH2=CH-CH2-CH=CH-CH2-CH3
i) CH3-CH2-CH2-CH2-CH3
j) CH3-CH2-CH2-CH=CH2
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
São classificações de hidrocarbonetos de cadeia molecular aberta
Os alcadienos, também conhecidos como “dienos”, são classificações de hidrocarbonetos – elementos formados apenas por moléculas de carbono e hidrogênio, com estrutura de cadeia aberta, composta por duas ligações duplas de átomos de carbono.
Esses elementos são subdivididos em três principais categorias: isolados, acumulados e conjugados. Entenda cada uma delas:
Alcadienos ou Dienos isolados: nesses casos de dienos isolados, as ligações duplas de carbono estão separadas entre si por, no mínimo, duas ligações simples, isoladas uma das outras.
Exemplo: H2C = CH — CH2 — CH = CH2
Dienos acumulados: diferente do que ocorre com os dienos isolados, neste caso as duas ligações duplas saem do mesmo carbono que compõe a cadeia.
Exemplo: H3C — HC = C = CH — CH3
Dienos conjugados: são chamados de conjugados nos casos em que as ligações duplas estão intercaladas por uma ligação simples entre as moléculas de carbono.
Exemplo: H2C = CH — CH = CH — CH3
Os alcadienos são compostos formados por moléculas de carbono e hidrogênio. (Foto: Wikimedia Commons)
De maneira geral, a fórmula estrutural dos alcadienos corresponde a CnH2n -2, em que “n” é a representação de um número inteiro positivo qualquer. Através de exemplos é fácil identificar a quantidade de carbonos e hidrogênios presentes em cada cadeia.
Observe:
Se n = 3, logo a fórmula molecular é C3H4 e a fórmula estrutural é H2C = C = CH2. Considerando que esta seja a mesma fórmula estrutural dos alcinos, ou seja, os dienos formam isômeros de função com os alcinos. No caso da fórmula C3H4, o isômero alcino correspondente é HC= C – CH3.
Nomenclatura dos alcadienos
A nomenclatura dos dienos é semelhante à regra para nomear os alcenos, apresentado diferença apenas nas duas ligações duplas e não apenas uma, como no caso dos alcenos. Logo, o infixo é “dien” no lugar de “en”. Para além dessa diferença, é preciso também considerar a posição das duas insaturações, que deve ser colocada antes de “dien”, e a numeração é indicada na cadeia principal a partir dos menores números possíveis nas ligações duplas.
Exemplos:
--> H2C = C = CH2: propadieno
--> H2C = CH — CH2 — CH = CH2: pent-1,4-dieno
--> H3C — HC = C = CH — CH3: pent-2,3-dieno
--> H2C = CH — CH = CH — CH3: pent-2,4-dieno
Em meio natural, não existem tipos de alcadienos simples. Eles são produzidos dentro de indústrias petroquímicas para serem utilizados na síntese de borracha e produção de polímeros.
O isopreno (2-metilbut-1,3-dieno) pode ser considerado o tipo de alcadieno de maior importância, podendo unir-se de inúmeras maneiras para formação de terpenos, outro tipo de composto encontrado de diversas maneiras em diferentes materiais. O isopreno, representado estruturalmente por “C5H8” é, portanto, o alcadieno mais representativo, considerado uma substância orgânica que não apresenta cor e alto poder volátil.
A cadeia carbônica que o representa possui a seguinte nomenclatura: 2-metilbut-1,3-dieno. Por meio das suas infinidades combinações formam-se os terpenos, um conjunto de substâncias das quais destacam-se: a borracha natural, os óleos essenciais, os carotenoides e os esteroides, elementos detalhados a seguir. A borracha sintética utilizada na fabricação de muitos produtos, por exemplo, é resultado da polimerização deste composto.
Importância dos terpenos
Óleos essenciais: alguns tipos de terpenos são encontrados em óleos essenciais extraídos de sementes, flores, raízes, folhas, madeira, entre outros. Esses óleos, devido também a presença dos terpenos, possuem cheiro agradável e são aplicados em cosméticos e perfumes de maneira geral. Um exemplo da sua utilidade é o limoneno encontrado na casca do limão e da laranja.
Cores: outro exemplo da presença dos terpenos é através das cores. O tom alaranjado da cenoura e de outros vegetais ocorre pela presença do betacaroteno, um terpeno capaz de absorver a cor verde-azulada, refletindo apenas o amarelo-alaranjado. Ela consegue absorver esses comprimentos de ondas de luz porque realiza duplas ligações conjugadas, sendo assim, os elétrons têm um deslocamento maior, equivalente ao comprimento de onda do verde-azulado.
Um outro exemplo para este caso é a couve-flor de cor alaranjada. Ela apresenta esse tom por causa de uma mudança que ocorre em um único gene que aumentou a produção de betacaroteno. Estudos sobre esse fato são realizados para verificar a possibilidade de enriquecer outros importantes alimentos com betacaroteno.
Borracha: no caso das borrachas, o látex das seringueiras contém um polímero natural, o poli-isopreno, resultante da adição de várias moléculas de isopreno. Essa seiva é extraída e utilizada para obtenção da borracha natural.