Geografia, perguntado por khalilbrito, 1 ano atrás

dê o conceito de litosfera:

Soluções para a tarefa

Respondido por lucastop779
8
A litosfera é a camada mais externa do planeta, é formada pela crosta terrestre e por parte do manto superior, além de ser sólida, rígida e superficial. Assim, por tratar-se de uma camada externa é que podemos entrar em contato justamente com seu lado externo, formando dessa maneira os continentes e as ilhas. No entanto, esta camada aparece fragmentada em placas tectônicas, da mesma forma que se denomina aquela porção da litosfera caracterizada justamente pelos movimentos que causam. Este movimento acontece em forma de bloco sem que haja alguma deformidade. Vale destacar que nas bordas dessas placas tectônicas acontecem fenômenos muito comuns do planeta que podem desencadear, de acordo com a virulência apresentada, complexas situações como perda de vidas humanas, ferimentos graves e sérios danos materiais, como no caso do vulcanismo em que os vulcões em atividade emergem magmas que podem aparecer em forma de lava, cinza ou gás. Por outro lado, existem os terremotos, que são uma sacudida forte e passageira da crosta terrestre. A liberação de energia acumulada em forma de onda sísmica é o que gera o terremoto ou sismo. Entre as causas mais comuns estão as falhas geológicas, os processos vulcânicos ou até mesmo qualquer outra ação do homem como a explosão de elementos nucleares abaixo da terra. E por último, há também a orogênese, este é outro fenômeno da litosfera que consiste no encurtamento da crosta terrestre que após isso se desloca para uma zona mais alta gerando uma cadeia montanhosa. Hoje em dia graças aos avanços da tecnologia podem ser desenvolvidos aparelhos especiais que permitem um estudo detalhado do que acontece nas camadas do planeta, consequentemente a predição de alguns dos fenômenos indicados ou de maior conhecimento.

Fabianabianoiva: Obrigado ajudou bastante a sua resposta
lucastop779: Dinada
Respondido por morilha21
4

A litosfera (do grego "lithos" = pedra) é a camada sólida mais externa de um planeta rochoso e é constituída por rochas e solo. No caso da Terra, é formada pela crosta terrestre e por parte do manto superior. Apresenta uma espessura variável, sendo mais espessa sob as grandes cadeias montanhosas.Está dividida em placas tectónicas.

É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da hidrosfera e da atmosfera, que, na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera.

Composta pelas rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, a litosfera cobre toda a superfície da Terra, desde o topo do Monte Evereste até as profundezas das Fossas Marianas. Nas regiões continentais é constituída principalmente por rochas graníticas, ricas em alumínio e silício (a crosta continental), também denominada de Sial. Já nas áreas oceânicas predominam as rochas basálticas (crosta oceânica) compostas por minerais ricos em silício, manganês e magnésio, denominada de Sima.

A estrutura da litosfera vem-se alterando através dos tempos, seja pela ação dos chamados agentes externos (meteorismiodermoplastia, erosdemorsplatia, antropismoplaty), seja pela atuação dos agentes internos: falhas e dobramentos que conduzem à formação de montanhas ou vulcanismos.


Perguntas interessantes