Dê o conceito de Estado e Território
Soluções para a tarefa
CONCEITO DE TERRITÓRIO
O conceito de território pode ser explicado como um espaço geográfico que possui delimitações, cuja a existência se deve a relações de soberania e de poder. Há casos onde um território apresenta fronteiras fixas e bem delimitadas, como o território brasileiro. Há territórios onde os limites não são bem definidos, como acontece com territórios que são delimitados por grupos terroristas ou então por consórcio de grandes empresas.
O território brasileiro possui uma delimitação que tem o reconhecimento internacional, chamado de soberania. Isso faz com que o Brasil seja considerado como soberano sobre o território, onde pode exercer a sua vontade, de acordo com os interesses dos habitantes
Estado pode ser definido como o conjunto de instituições públicas onde estão inclusos o próprio governo, as escolas, os hospitais públicos, etc. Essas instituições são responsáveis por administrar determinado território (seja um país ou nação) e o seu ordenamento jurídico.
O Estado é considerado de ordem jurídica e tem como propósito atender aos interesses da população, contando com a Constituição Federal, medidas provisórias, leis ordinárias, decretos, etc., que formam uma hierarquia jurídica.
No sentido territorial, o Estado consiste em uma unidade da federação, ou província, sendo o Brasil formado por 26 Estados. Um Estado é uma instituição constituída pelo governo, povo e território e o exercício da soberania territorial é feito pelo Estado. Os territórios brasileiros possuem os seus limites bem definidos e soberanos, com o reconhecimento mundial.
No mundo, existem vários Estados que buscam desenvolver um sentimento de nacionalidade entre os habitantes, tendo como objetivo garantir o exercício de suas respectivas soberanias territoriais, desenvolvendo o pensamento de que aquele Estado é equivalente a uma nação geral. Essa ideia costuma receber o nome de nacionalismo.
O ponto positivo do nacionalismo é que ele pode ajudar na valorização dos territórios e da sua população, mas o nacionalismo em sua forma extrema pode resultar em fascismo, fazendo com que o governo ou população se considerem superiores em relação às demais, como aconteceu na Alemanha com o Nazismo.