Dê o conceito de:
a)Trustes
b)Cartéis
c)monopólios
Soluções para a tarefa
*Os trustes* correspondem à fusão ou união entre duas empresas de um mesmo ramo ou de áreas diferentes da economia, constituindo uma única companhia ou um grupo de associados de maior porte. Essa forma de monopólio é muito utilizada por grandes empresas que se vêm ameaçadas pelo crescimento de pequenas concorrentes em fase de rápido crescimento, mas também pode envolver empresas de porte maior.
*Os cartéis*, por sua vez, são uniões secretas ou não oficialmente divulgadas entre empresas concorrentes para ajustar o preço de suas mercadorias de modo a manter o interesse e evitar a perda de lucros em razão da disputa de mercado. Trata-se de uma prática considerada ilegal no contexto legislativo de praticamente todos os países existentes, embora seja amplamente praticada. Existe, até mesmo, um cartel envolvendo países no ramo petrolífero, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Eventualmente, os seus membros reúnem-se e estabelecem os ajustes no preço desse recurso com base nas oscilações do sistema financeiro
*As holdings* são, nesse contexto, o conjunto de diferentes companhias dominadas por uma organização central, responsável por administrar a maior parte ou todas as suas respectivas ações. Em muitos casos, as holdings formam conglomerados compostos por inúmeras empresas dos mais diversos segmentos e até concorrentes entre si.
Resposta:
a - O truste é quando empresas se unem, juntam suas forças para dominar um determinado setor de produtos ou serviços.
b - Cartéis são acordos para a divisão de mercado, as empresas estabelecem um preço único para que todas saiam ganhando. Ocorre também em licitações, quando as empresas acordam entre si para que um ganhe e o valor seja dividido com outra empresa participante.
c - Monopólio, como o próprio "mono" indica, é a dominação de uma empresa em determinado setor, essa empresa pode ser estatal ou privada. Como os Correios, por exemplo, que detém o monopólio da entrega de correspondências.